John Dolmayan fala sobre novo álbum do System of a Down
Durante uma participação no último episódio do podcast “But That 1% With Sona Oganesyan”, o baterista do SYSTEM OF A DOWN, John Dolmayan, falou novamente sobre a possibilidade de a banda um dia fazer uma continuação de seus LPs “Mezmerize” e “Hypnotize”, que foram lançados em 2005. A banda liderada por Serj Tankian tem feito turnês intermitentemente desde que encerrou seu hiato em 2011, mas ainda não gravou um novo álbum completo. John disse: “Eu disse ao Daron [Malakian, guitarrista e vocalista do SYSTEM] o segredo de como fazer um álbum.” Perguntado pela apresentadora Sona Oganesyan qual é “o segredo”, John respondeu: “Traga suas músicas por último.”
Explicando como isso funcionaria, Dolmayan disse: “Bem, tradicionalmente, quando vamos gravar, Daron trazia suas músicas, porque ele tinha muitas delas. Elas eram muito bem pensadas. Eram as mais completas. E o que eu faria, se eu fosse Daron, se eu estivesse dando conselhos a Daron, o que eu realmente já dei esse conselho, eu disse: ‘Por que você não diz ao Serj: ‘Traga suas músicas primeiro. Vamos passar por todas as suas ideias.’ E então Shavo [Shavarsh Odadjian, baixista do SYSTEM], você traz todas as suas ideias. E então Daron, você traz suas ideias por último. Qual é a diferença? Mas essa oliveira diz ‘Eu me importo mais com suas músicas do que com as minhas, e vou fazer você trazer as suas primeiro.'”
Dolmayan continuou: “Agora, a maioria das músicas de Daron vai acabar no álbum. Ele é o melhor compositor que já vi na minha vida. E Serj é um letrista prolífico. E acredite ou não, muitas das músicas que você mais gosta no SYSTEM vieram primeiro do Shavo — os riffs, os movimentos se originaram com Shavo. Então, temos muita força lá que, se permitirmos que todos tenham seu tempo e não na última parte, ‘Já temos 30 músicas. Traga suas cinco, e é a última coisa que fazemos.’ Bem, isso diminui a contribuição dessa pessoa, e então elas se sentem assim depois do fato. É por isso que estou dizendo que é depois do fato que os sentimentos ruins entram em jogo. E essa seria minha sugestão — apenas traga as suas por último. As suas serão ótimas.”
Depois que Oganesyan sugeriu fazer um álbum do SYSTEM que tivesse um número igual de músicas de Daron e Serj, John rebateu: “Mas e se Serj escrevesse 12 ótimas músicas e elas fossem melhores do que as que Daron escreveu? Então, fazer um álbum medíocre que não é o nosso melhor para agradar as pessoas? O que você está dizendo — isso me soa como DEI [uma iniciativa de diversidade, equidade e inclusão]. Se não é o melhor, por que estamos usando? Somos nós que decidimos o que é o melhor para aquele álbum. E nosso produtor, que é Rick Rubin, e nosso empresário opinam.”
Dolmayan acrescentou: “Por exemplo, com [o álbum] ‘Toxicity’, todos nós tínhamos uma lista de 44 músicas que gravamos, e todos nós colocamos as que queríamos no álbum. Eu diria que 80 por cento delas todos nós concordamos. Então são as últimas quatro músicas, realmente, que estão em debate. Então, se for esse o caso, quem se importa quem as escreveu?”
Perguntado por Oganesyan o que ele gostaria que acontecesse se pudesse fazer as coisas do seu jeito, John disse: “Faríamos as turnês que já planejamos, o que faremos, e então em 2027 reservaríamos seis meses. Iríamos para a casa de Daron, minha casa ou a casa de Serj ou a casa de Shavo em um estúdio que temos em uma dessas casas, onde todos temos nossos espaços, e trabalharíamos em um novo álbum do SYSTEM sem regras. E eu diria: ‘Serj, traga todas as suas músicas primeiro. Depois Shavo, traga todos os seus riffs e músicas em seguida, e então Daron, traga todos os seus por último. E eu não colocaria absolutamente nenhum limite em quantas músicas você pode trazer ou no tempo que isso levará. E então iríamos e faríamos um novo disco.”

