Gravação inédita do Soundgarden com Chris Cornell está no forno
Em uma nova entrevista com Lyndsey Parker do Gold Derby e ‘Lyndsanity! with Lyndsey Parker’, o baterista do SOUNDGARDEN, Matt Cameron, falou sobre o status das gravações feitas antes da morte do vocalista Chris Cornell em maio de 2017.
“Bem, estamos no processo de finalizá-lo. Ainda não temos uma data de lançamento, mas eu diria que estamos cerca de – não sei – talvez 70 por cento finalizados com todas as faixas e tudo mais. Então, sim, o som está matador. Tem sido um processo realmente incrível e agridoce também. Então, sim, estamos trabalhando duro para completar este álbum.”
Perguntado sobre quando o próximo álbum do SOUNDGARDEN foi escrito e gravado com Chris, Matt disse: “Bem, nossa, nós começamos a compor juntos, trocando demos de um lado para o outro por volta de 2015, ’16, algo assim. E então tivemos algumas sessões em 2017 antes de sairmos em turnê, apenas um ensaio inicial. Nós gravamos alguns ensaios. Mas os vocais que estamos usando são das demos que todos nós gravamos juntos. E então estamos apenas construindo nossas faixas em torno dessas partes vocais. Mas sim, o som está matador, e estamos realmente empolgados para finalizá-lo.”
Depois que Parker observou que “deve ser emocionante e agridoce ouvir” a voz de Cornell e ouvir essas faixas uma década depois de terem sido gravadas, Cameron concordou. “Realmente é”, ele disse. “Mas eu acho que estamos tentando nos manter focados no som geral e em todas as razões para estarmos fazendo isso. Mas, sim, tem sido difícil isolar aquela voz e ouvi-lo alto e claro. Mas eu acho que os fãs vão gostar e vai ser uma maneira muito legal de finalizar o capítulo criativo do SOUNDGARDEN.”
Perguntado se há alguma chance de que parte da nova música do SOUNDGARDEN seja lançada a tempo, ou tocada, na indução da banda ao ‘Rock And Roll Hall Of Fame’ em 8 de novembro, Matt disse: “Eu não acho que vai haver algo tocado na cerimônia. E eu acho que a ideia é que a gente queira esperar até que tudo esteja finalizado e então começaremos a lançar os singles. Então, infelizmente, nós ainda não temos um cronograma muito rigoroso para isso, mas está bem perto. Está bem perto.”
Cameron também confirmou que uma das músicas que aparecerão no novo álbum do SOUNDGARDEN é uma faixa que ele co-escreveu, chamada ‘The Road Less Traveled’. Ele disse: “Eu escrevi essa música que eu realmente não sabia se se encaixaria no SOUNDGARDEN, mas eu apenas enviei a Chris todas essas ideias musicais por volta de 2016 ou algo assim, ’16, ’15. E essa é uma que ele realmente gostou. Ele fez um arranjo da minha demo e então ele adicionou os vocais, e ficou muito, muito bom. A letra é hipnotizante, como sempre. Mas, sim, essa vai ser uma ótima para as pessoas ouvirem. Tem todos os elementos característicos com os quais os fãs do SOUNDGARDEN podem estar familiarizados, assim como um pouco de um novo território. E há duas ou três outras músicas que soam como a banda, mas eu acho que fomos capazes de nos esticar um pouco criativamente, e espero que quando as pessoas ouvirem essa música, elas também notem isso. Mas, sim, eu acho que é hard rock. É meio bluesy, meio psicodélico, meio folk, eu acho que todas as coisas pelas quais éramos conhecidos. Então, eu espero que as pessoas gostem dela quando finalmente a ouvirem.”

