Morre Chris Dreja, o ‘outro’ guitarrista do Yardbirds
Morre Chris Dreja, mais conhecido como guitarrista base e baixista da seminal banda britânica Yardbirds. Sua morte no final de setembro de 2025, poucas semanas antes de seu aniversário de 80 anos, foi revelada pela primeira vez em 2 de outubro, em vários relatos nas redes sociais, e ocorre após uma longa doença.
Os Yardbirds, cuja música era profundamente enraizada no blues, apresentaram uma formação em constante mudança que incluiu três dos guitarristas mais aclamados do classic rock: Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page (os três nunca tocaram na banda simultaneamente, embora Beck e Page, este último no baixo, o tenham feito por um curto período). Dreja foi um membro fundador da banda, juntando-se a outros membros como o vocalista/harmônica Keith Relf, o baterista Jim McCarty e o baixista Paul Samwell-Smith. Outro guitarrista, Anthony “Top” Topham, também foi um cofundador, mas saiu logo no início.

Dreja, que mudou para o baixo quando Samwell-Smith saiu em 1966, tocou em sucessos como “For Your Love” e “Heart Full of Soul”. Ele foi um dos membros da banda escolhidos para a indução no Rock and Roll Hall of Fame em 1992.
Dreja, nascido e criado em Surrey, Inglaterra, em 11 de novembro de 1945, também era um artista e fotógrafo habilidoso. Quando Page deixou os Yardbirds, ele ofereceu a seu ex-colega de banda a oportunidade de se juntar ao seu novo grupo. Dreja acabou recusando a oportunidade, mas sua foto do Led Zeppelin aparece na contracapa do álbum de estreia da banda em 1969.
Seu design divertido foi a arte da capa do álbum autointitulado do Yardbirds de 1966, mais tarde referido como Roger the Engineer.
Dreja também é listado como coautor, com seus colegas de banda, de muitas de suas canções. Os álbuns da banda foram ofuscados no Reino Unido por uma série de singles de sucesso, mais notavelmente com um par de composições de Graham Gouldman, “For Your Love” e “Heart Full of Soul”, em 1965. Ambas alcançaram o top cinco lá e o top 10 nos EUA. “For Your Love” foi lançado no Reino Unido em fevereiro daquele ano e vendeu um milhão de cópias, catapultando a banda para a proeminência.
Em 1968, os Yardbirds estavam essencialmente encerrados, embora houvesse inúmeras reuniões e projetos paralelos, incluindo a banda Box of Frogs nos anos 80, liderada por Dreja, Samwell-Smith e McCarty.
Dreja sofreu uma série de derrames em 2012 e 2013.

