Uli Jon Roth celebra os 50 anos de ‘Virgin Killer’, do Scorpions
O lendário guitarrista do SCORPIONS, Uli Jon Roth, celebrará o 50º aniversário do álbum “Virgin Killer” da banda com um show de aniversário exclusivo no festival Wacken Open Air do próximo ano. O músico de 70 anos será acompanhado por “convidados especiais” em sua apresentação no evento, que será realizado de 29 de julho a 1º de agosto de 2026 em Wacken, na Alemanha.
“Virgin Killer” é o primeiro de quatro lançamentos de estúdio que realmente definiram o SCORPIONS e seu som metálico urgente e altamente influente. Foi lançado em 1976 e foi o primeiro álbum da banda a atrair atenção fora da Europa. O álbum foi um passo na mudança da banda de música psicodélica para hard rock. Pela primeira vez na carreira da banda, a formação se manteve a mesma, com Klaus Meine nos vocais, Uli Jon Roth na guitarra principal, Rudolf Schenker na guitarra base, Francis Buchholz no baixo e Rudy Lenners na bateria. As nove faixas foram gravadas com produção de Dieter Dierks.
“Virgin Killer” é repleto de canções pesadas e solos de guitarra de Roth excepcionalmente rápidos e inovadores. Essas canções são contagiantes e as comparações com Jimi Hendrix são intermináveis, especialmente o som dos riffs e grooves pesados como um trovão no solo de guitarra de Roth em “Polar Nights”, que o tornam um clássico.
“Virgin Killer” deveria ter feito da banda superestrelas, mas como o metal ainda era um movimento underground, o SCORPIONS teria que esperar até a década de 1980, quando a banda lançou seus primeiros sucessos. O metal é tão nítido e de ponta nesta gravação histórica e traça distintamente a linha entre o que era hard rock clássico e o verdadeiro heavy metal.
“Virgin Killer” é simplesmente uma audição essencial; um álbum marcante para o desenvolvimento do gênero que fez de Roth uma lenda da guitarra.

