Nergal, do Behemoth, diz que celebra, sim, o Natal: ‘Com certeza!’
Em uma nova entrevista ao podcast “Everblack”, o líder do BEHEMOTH, Adam Nergal Darski, que foi criado como católico, mas agora é conhecido por suas visões anticristãs e satânicas, foi questionado se ele comemora o Natal com sua família.
“Com certeza. Em primeiro lugar, o fato de que os cristãos roubaram essas celebrações dos pagãos — eles apenas colocaram um emblema diferente, um adesivo diferente nelas, e apenas ajustaram alguns elementos — não vai me impedir de aproveitar o fato de que posso apenas relaxar e não fazer nada e descansar com minha família, porque é disso que o Natal realmente se trata. Você entende o que quero dizer? É sobre o tempo em família e não há nada de errado nisso, e não tem associações religiosas de qualquer tipo. É um momento em que todos tiram folga e todos precisam de tranquilidade e paz e relaxam e respiram. E, para mim, isso não se associa realmente à tradição católica. É claro, os católicos transformaram tudo em Papai Noel e toda essa bobagem — isso é basicamente comércio; é tudo comercial, e eu não dou a mínima — mas o fato de que, perto do final do ano, você está apenas desacelerando, você está aproveitando seu tempo, você não precisa ter pressa.”
Ele continuou: “Eu não sou do tipo depressivo, mas — eu não sei — este período do ano pode ser muito alegre, embora não seja ensolarado e não seja nem um pouco cheio de energia. Não, eu entendo isso quando chega a hora. É claro que fui criado aqui na Polônia, então não sou estranho às estações. Nós temos quatro estações. Costumavam ser quatro estações. Agora eu diria que são duas ou três estações, por causa de todas as mudanças climáticas. Mas vamos chamar de ciclos. Nós temos esses ciclos. E eu ainda gosto dos ciclos, e essa é uma ótima parte do ano. É muito relaxante e é legal, e estou feliz por não estar viajando. E eu moro longe da minha mãe porque meu pai morreu há três anos. Então sobrou apenas minha mãe. Então ela mora em outra cidade, a quatro horas de carro de mim. Então vou trazê-la para minha casa. E vamos passar dois ou três dias juntos. Mais do que isso não é suportável para nenhum de nós dois. Mas o sangue é mais grosso que a água, como dizem. Então você não pode negar; está lá. Embora esses membros da família provavelmente sejam aqueles para quem é mais fácil te provocar e te irritar. Mas todo mundo tem seus próprios esqueletos, então que se dane. Estou tranquilo. Há um espaço e tempo para reflexão agora. Eu posso analisar as coisas, posso ir e ler meu livro. E há horas e horas que passam e eu estou, tipo, porra, sem fazer nada realmente. E por algum motivo é muito inspirador e é muito calmante. Então, sim, eu gosto.”
O álbum mais recente do BEHEMOTH, “The Shit Ov God”, foi lançado em maio via Nuclear Blast Records. O LP foi conduzido pelo produtor sueco Jens Bogren do Fascination Street Studios (EMPEROR, ENSLAVED, KREATOR, ROTTING CHRIST). O BEHEMOTH escalou o colaborador de longa data e parceiro de crime Bartek Rogalewicz (BLACK.LODGE.IS.NOW), bem como o Dark Sigil Workshop, para fazer a arte da capa.

