Robert Deleo, do Stone Temple Pilots, finaliza seu segundo álbum solo
Robert DeLeo, baixista e principal compositor da icônica banda STONE TEMPLE PILOTS, confirmou que está trabalhando em seu segundo álbum solo. O próximo LP, que está previsto provisoriamente para 2026, será a continuação de “Lessons Learned”, que foi lançado em outubro de 2022.
Questionado em uma entrevista recente ao podcast “100 Guitarists” sobre quais projetos está trabalhando no momento, Robert disse: “Estou tentando terminar um segundo disco solo que estou fazendo agora. E, como fiz no meu primeiro, tenho diferentes cantores que estou convidando para participar. As pessoas sempre perguntam por que não canto minhas próprias músicas, e é porque eu realmente não consigo. E é por isso que, felizmente, tenho alguns grandes amigos com vozes incríveis. Então estou tentando terminar isso agora. Estou fazendo todas as guitarras.”
Pressionado sobre os cantores que estarão envolvidos na criação de seu novo álbum solo, Robert disse: “Tenho Jimmy Gnecco, e tenho Jay Buchanan do RIVAL SONS, Pete Shoulder, que cantou no meu último disco, Tim Bluhm do THE MOTHER HIPS; ele estará cantando lá. Tenho alguns outros em mente. Estou tentando conseguir Trey Hensley… Trey é uma pessoa incrível, um guitarrista incrível e um cantor incrível. Então eu tenho uma música para o Trey que enviei para ele. Grande, grande talento, grande talento aquele cara. E depois tem Jon Regen em alguns teclados, de Nova York, e Tristan Cappel em algumas flautas, e Omar Velasco. Omar Velasco é um grande cantor também, um grande compositor. Ele está cantando lá também. Sim, então, estou apenas tentando terminar isso.”
Robert tocou todos os instrumentos em “Lessons Learned”, complementado por músicos e vocalistas convidados, todos os quais emprestaram a inegável intimidade da música.
Questionado em uma entrevista de janeiro de 2023 para a Bass Magazine sobre o que o inspirou a escrever um álbum solo naquele ponto de sua carreira, Robert disse: “Na verdade, foi o estado do mundo nestes últimos dois anos. Todo mundo teve muito tempo para sentar e repensar a vida, que definitivamente foi rearranjada. Eu tive esse tempo para pegar esses instrumentos e não apenas apreciá-los, mas começar a tocar todos eles novamente. Depois de fazer turnês por tanto tempo, tive um desejo de voltar a tocar minha guitarra novamente. Eu toco tanto baixo o tempo todo, mas escrevi muitas músicas na guitarra, e tiro muita inspiração disso. Voltei a tocar com os dedos no meu violão e voltei para onde eu estava antes com isso. Este álbum basicamente surgiu de tudo isso. Adquiri alguns instrumentos novos e, toda vez que você ganha algo novo, isso o direciona para um caminho ou fala com você de uma maneira diferente. Eu estava à procura de uma ótima guitarra de sofá e encontrei um velho violão de cordas de nylon que era perfeito. Sentando com ele, escrevi imediatamente ‘She Brings The Rain’, que foi a primeira música que gravei para o disco. Acabei usando aquele violão no estúdio para gravar a música. Esse foi o começo desta jornada.”
Sobre os diferentes estilos musicais cobertos em “Lessons Learned”, Robert disse: “Para mim pessoalmente, sempre mergulhei nessas áreas, mesmo desde ‘Core’; ‘Creep’ era quase uma música inspirada no country, se você realmente ouvi-la. Durante todo o tempo até agora, tenho integrado minhas inspirações no STP, que é muita bossa nova e samba baseados no acústico. Odeio rotular a música, mas eu apenas queria fazer um disco que fosse puramente eu e acusticamente puro. É realmente isso que os instrumentos acústicos fazem — eles trazem a pureza de uma música. É um dos ingredientes que aprecio na música brasileira e na música country. Os aspectos acústicos desses gêneros falam puramente.”
STONE TEMPLE PILOTS conta com três membros originais — Robert DeLeo, o guitarrista Dean DeLeo e o baterista Eric Kretz.

