Angela Gossow refuta rumores de volta ao Arch Enemy: ‘Não sou eu’
Angela Gossow refutou rumores de que ela teria retornado ao ARCH ENEMY após a recente saída de Alissa White-Gluz.
A especulação sobre o possível retorno de Angela foi desencadeada por um vídeo teaser compartilhado pelo ARCH ENEMY e por Gossow, no qual uma figura misteriosa podia ser vista segurando uma tocha, com a legenda enigmática 2026. Todo o restante do conteúdo foi apagado de cada uma de suas contas.
Após um segundo vídeo teaser ser compartilhado hoje cedo, Angela, que tem gerenciado o ARCH ENEMY por mais de uma década, utilizou suas redes sociais para escrever: “Não sou EU! Mas obrigada por todo o amor! Estou muito animada por estar envolvida neste novo capítulo como empresária. Isso vai ARREBENTAR!”
Após 13 anos como vocalista do ARCH ENEMY, a alemã Gossow chocou o mundo do heavy metal em 2014 com o anúncio repentino de sua aposentadoria da banda. Embora ela não esteja mais se apresentando com eles, ela permaneceu intimamente envolvida com o ARCH ENEMY como sua gerente de negócios.
“Eu assumi a gerência já em 2008, depois que percebi que nosso empresário anterior estava ganhando uma boa quantia de dinheiro, mas nós — os artistas — não ganhávamos nada”, ela disse ao Roppongi Rocks em 2016 sobre sua mudança para o gerenciamento de artistas. “Nós mal conseguíamos sobreviver. Isso não podia estar certo. Muita coisa mudou para nós desde então. Eu acho que a maioria dos empresários tira demais do bolso do artista. Algo como 20% da renda bruta, e então eles desperdiçam o que sobra, sem consideração pelo orçamento e pelo fato de que o artista deveria realmente tirar o máximo proveito disso. Eu mudei isso. Eu cobro muito menos comissão e sempre garanto que o artista ganhe mais dinheiro do que eu no final das contas!”
Questionada sobre como as mudanças dramáticas nas fontes de receita para músicos que não são do mainstream nos últimos anos afetaram a maneira como ela trabalha com seus artistas sob uma perspectiva de negócios, Gossow disse: “Como eu disse, acho errado cobrar muita comissão. Além disso, existem mercados nos quais você não precisa utilizar um agente de reservas, mas pode fazer você mesmo. Dessa forma, você economiza outros 10% de taxa de agente. É tudo uma questão de planejar com antecedência e evitar custos extras. Reserve seus voos cedo, certifique-se de que seus passaportes e vistos sejam emitidos a tempo.”
“Artistas ganham dinheiro em turnê — mas se a turnê se tornar muito cara ou se você tiver que cancelar uma turnê por falta de documentação, você está arruinado. É dever do empresário manter um bom fluxo de caixa, revisar os extratos da gravadora e da editora, garantir que todos os shows, etc., estejam sendo pagos, conhecer os lugares onde você precisa obter um adiantamento, não correr riscos com permissões de trabalho, contratar uma boa equipe e organizar tudo com bastante antecedência.”
“Perder dinheiro e ter momentos estressantes é uma ameaça à existência de uma banda. Esteja no topo, sóbrio e alerta. Saiba o que está fazendo. Números não mentem.”
Sobre sua decisão de deixar o cargo de cantora do ARCH ENEMY, Gossow disse simplesmente: “Há um tempo e um lugar para tudo. Eu comecei em 1991. Eu estava simplesmente perdendo a alegria de fazer isso, vivendo uma vida na estrada. Então decidi sair em vez de fingir.”

