O acidente de avião do Lynyrd Skynyrd e suas consequências
Músicos famosos já haviam morrido em acidentes de avião antes. Em 1959, perdemos três de uma vez: Buddy Holly, Ritchie Valens e the Big Bopper. Otis Redding, junto com quatro membros do Bar-Kays, havia caído em 1967, apenas três dias depois que o grande nome do soul gravou “$($Sittin’ on) The Dock of the Bay$”$. Em 1973, o avião do cantor e compositor Jim Croce atingiu uma árvore, matando ele e outras cinco pessoas.
Mesmo assim, os fãs de rock ficaram em choque quando souberam que dois membros chave do Lynyrd Skynyrd — Ronnie Van Zant e Steve Gaines — haviam morrido em um acidente de avião, junto com a backing vocal Cassie Gaines (irmã de Steve), após uma apresentação em Greenville, S.C., na noite de 20 de outubro de 1977. Também foram mortos o assistente do road manager da banda, o piloto e o co-piloto. De acordo com os relatórios da época, o Convair CV-300 fretado pela banda ficou sem combustível devido a um motor com defeito; uma tentativa de fazer um pouso de emergência falhou e o avião caiu em uma área florestal perto de Gillsburg, Miss.
Os outros membros da banda — Gary Rossington, Allen Collins, Leon Wilkeson, Billy Powell, Artimus Pyle e a backing vocal Leslie Hawkins — ficaram todos feridos em graus variados.
Assim como os outros citados no primeiro parágrafo, o Lynyrd Skynyrd estava no auge de sua popularidade quando a tragédia ocorreu. Apenas três dias antes, eles haviam lançado seu quinto álbum de estúdio, “Street Survivors”. Ele já estava sendo aclamado como um dos melhores trabalhos da banda até então, incluindo canções sólidas como “ThatSmell”, “What’sYourName” e “YouGotThatRight”.
Naquele momento, o Skynyrd havia sido uma força por apenas cerca de quatro anos. Embora Van Zant, Rossington e Collins estivessem tocando juntos em Jacksonville, Fla., desde 1964, sob vários nomes de bandas (tornando-se Lynyrd Skynyrd, em homenagem ao professor de ginástica do colégio Leonard Skinner, em 1969), não foi até 1972 que a fama começou a acenar. Naquele ano, eles foram descobertos pelo músico/produtor Al Kooper, que tinha visto a banda se apresentar em Atlanta e os contratou para seu próprio selo fonográfico, Sounds of the South. Com distribuição pela MCA Records, seu lançamento de estreia, “Lynyrd Skynyrd (pronounced leh-nerd skin-nerd)”, foi lançado em 1973 e alcançou um respeitável $#$27 na parada de álbuns da Billboard.
Firmemente na tradição do southern rock do Allman Brothers Band, mas com uma pegada mais pesada, o álbum fez sucesso, em grande parte devido a uma pequena canção de nove minutos chamada “FreeBird” que o encerrava. A música recebeu intensa veiculação nas estações de rádio rock FM e a participação da banda como atração de abertura na turnê do Who em 1973 deu-lhes uma exposição que ajudou a impulsionar seu álbum seguinte de 1974, “Second Helping”, para $#$12. Esse álbum começou com “SweetHomeAlabama”, uma defesa do Sul e uma repreensão aberta a “SouthernMan” de Neil Young. Ambas as músicas, é claro, se tornariam marcos permanentes do cânone do classic rock.
“SweetHomeAlabama” disparou para $#$8 na parada de singles, estabelecendo o Skynyrd como uma grande banda de rock. Seu álbum de 1975, “Nuthin’ Fancy”, tornou-se o primeiro a atingir o top 10 e, embora o álbum seguinte, “Gimme Back My Bullets” de 1976, tenha alcançado apenas $#$20, o Lynyrd Skynyrd ainda estava no auge de sua forma quando gravaram “Street Survivors” em 1977.
De forma misteriosa, a foto da capa original daquele álbum retratava a banda, particularmente Steve Gaines – fazendo sua primeira e única aparição em um álbum do Skynyrd – cercada por chamas. A MCA relançou o álbum após o acidente com uma foto semelhante, mas sem o fundo flamejante.
Imediatamente após o ocorrido, a Lynyrd Skynyrd Productions, Inc. fez uma declaração sobre o futuro da banda: “Embora nenhum detalhe tenha sido resolvido, é extremamente provável que Gary Rossington, Allen Collins, Leon Wilkeson, Billy Powell, Artimus Pyle e Leslie Hawkins componham, gravem e toquem sua música juntos em algum momento no futuro.”
Após as mortes, o álbum chegou a $#$5, mas o impacto do acidente foi muito grande para a banda, e eles se separaram. Rossington, Collins, Wilkeson e Powell se reformaram em 1980 e lançaram dois álbuns como Rossington-Collins Band, com uma mulher, Dale Krantz, cantando o vocal principal. (Rossington e Krantz se casariam em 1982.)
Em 1987, uma década inteira após o acidente, um novo Lynyrd Skynyrd foi formado, com Rossington, Powell, Wilkeson e Pyle, mais o guitarrista original da banda Ed King, e o irmão mais novo de Ronnie Van Zant, Johnny. Ele e Rossington ainda lideram uma versão do Lynyrd Skynyrd hoje, mas a maioria dos fãs concorda que nada jamais superará a formação clássica que foi tão horrivelmente impactada por uma aeronave com problemas, após apenas quatro anos de atividade.

