Baterista Matt Cameron deixa o Pearl Jam depois de 27 anos
Matt Cameron saiu do PEARL JAM após quase três décadas com a banda. O baterista usou suas redes sociais para escrever: “Depois de 27 anos fantásticos, dei meus últimos passos no palco com o poderoso PEARL JAM. Muito amor e respeito a Jeff, Ed, Mike e Stone por me convidarem para a banda em 1998 e por me darem a oportunidade de uma vida, cheia de amizades, arte, desafios e risadas. Sou eternamente grato à equipe, ao staff e aos fãs do mundo todo. Foi uma jornada incrível. Ainda há mais por vir. Obrigado a todos do fundo do meu coração.”
Os demais membros do PEARL JAM acrescentaram em um comunicado separado: “Desde ser um dos nossos primeiros heróis musicais nas bandas SKINYARD e no poderoso SOUNDGARDEN, até tocar em nossas primeiras demos em 1990, Matt Cameron foi um músico e baterista singular e uma verdadeira potência. Ele impulsionou os últimos 27 anos dos shows ao vivo e gravações de estúdio do PEARL JAM. Foi um capítulo profundamente importante para o nosso grupo e desejamos a ele tudo de bom sempre. Sentiremos muito a sua falta e ele será para sempre nosso amigo na arte e na música. Amamos você, Matt.”
Cameron entrou no PEARL JAM como substituto de Jack Irons. Dave Krusen foi o baterista original do PEARL JAM, seguido por Matt Chamberlain e Dave Abbruzzese.
Matt começou a tocar bateria profissionalmente aos 14 anos em várias bandas cover em San Diego. Ele teve aulas particulares dos 17 aos 19 anos com Jon Szanto, da San Diego Symphony. Matt mudou-se para Seattle aos 20 anos (1983). Tocou em várias bandas e encontrou instantaneamente a cena musical local criativa muito inspiradora. Enquanto estava em Seattle, Matt conheceu muitas pessoas criativas, incluindo o vizinho Kim Thayil. A nova banda de Kim, SOUNDGARDEN, precisava de um novo baterista, então Matt entrou para o pioneiro grupo grunge de Seattle e tocou com eles de 1986 até 1997. Eles fizeram várias turnês pelo mundo, conheceram muitas pessoas incríveis e ganharam dois prêmios Grammy. Logo após a banda se separar, Matt foi convidado para entrar no PEARL JAM em 1998. Matt também se orgulhava de seus diversos projetos paralelos (HATER, WELLWATER CONSPIRACY) e trabalhos de estúdio (Tony Iommi, ELEVEN, Geddy Lee).
Em 2010, o SOUNDGARDEN se reuniu para uma nova turnê e lançou um novo álbum, “King Animal”, em 13 de novembro de 2012. A banda efetivamente se separou novamente após a morte do vocalista Chris Cornell em maio de 2017.

