Behemoth compartilha vídeo de ‘Avgvr (The Dread Vvltvre)’
A banda polonesa de metal extremo BEHEMOTH lançou o videoclipe da música ‘Avgvr (The Dread Vvltvre)’, a faixa de encerramento violenta de seu aclamado álbum mais recente, ‘The Shit Ov God’, que foi lançado em maio de 2025.
O vídeo de ‘Avgvr (The Dread Vvltvre)’ é o mais recente de uma série de videoclipes de alto conceito, estilisticamente muito diferentes, mas magistralmente elaborados para o décimo terceiro álbum de estúdio do BEHEMOTH, onde cada clipe é perfeitamente adaptado ao tom e à atmosfera da respectiva música.
O vídeo chega bem a tempo para os próximos shows ao vivo do BEHEMOTH, pois em 19 de setembro, eles embarcarão em uma turnê pela América Latina com o apoio de DEICIDE e NIDHOGG.
O BEHEMOTH sempre foi conhecido por não fugir de controvérsias, e eles certamente se mantêm fiéis a essa abordagem com seu 13º álbum completo. Aqui está uma banda que, 34 anos depois, está lançando seu disco mais inflamatório e extremo até hoje. Oito músicas que mergulham nas profundezas da humanidade, da divindade e do que a desobediência significa em uma era em que a individualidade é valorizada, mas todos estão se apegando a seus salvadores – musicalmente, politicamente ou de outra forma. O título do álbum está alinhado com essas sensibilidades.
Intencionalmente polarizador, o fundador e vocalista do BEHEMOTH, Adam “Nergal” Darski, disse sobre o título: “Escolhemos este título provocador deliberadamente, rejeitando a sutileza em favor de uma declaração direta e polarizadora. É um mergulho desafiador nas profundezas, ousando buscar o absoluto mesmo na sarjeta.”
Mas não se engane, apesar de sua aparente falta de sutileza, o título do álbum ganha um toque de genialidade quando visto em combinação com a arte surpreendentemente inteligente, que retrata uma versão de cabeça para baixo do cristograma mais comum, “IHS”.
Nergal comentou: “Eu atingi um ponto na jornada do BEHEMOTH e na minha própria criatividade onde palavras e declarações significam cada vez menos. A verdadeira essência de quem somos e o que defendemos está em nossa música, nossa arte, nossos visuais, nossos sons, nossas performances e as maneiras como nos conectamos com vocês. Eu acredito profundamente que o BEHEMOTH representa uma arte transcendente e atemporal.”
“O número treze – tão mágico e significativo. Se este fosse nosso álbum final, eu poderia dizer que morro como um homem orgulhoso. Sem sombra de dúvida, esta é a representação mais refinada e pura do BEHEMOTH. Sem enchimento, sem excesso – apenas o melhor que temos a oferecer, entregue a vocês.”

