Dan Lilker diz não se arrepender das letras ‘ofensivas’ do S.O.D.
Em uma entrevista à Screamer Magazine, o ex-baixista do ANTHRAX, Dan Lilker, falou sobre seu projeto politicamente incorreto dos anos 80, o STORMTROOPERS OF DEATH (S.O.D.), que também incluía Scott Ian (guitarra) e Charlie Benante (bateria) do ANTHRAX, além de Billy Milano (vocais) do M.O.D. Sobre o fato de que o S.O.D. gerou controvérsia já naquela época pelas letras deliberadamente ofensivas de músicas como “Speak English Or Die” e “Fuck The Middle East”, Dan disse: “Havia algumas pessoas que queríamos irritar um pouco, mas se você não conseguia perceber que estávamos sendo meio que apenas desagradáveis e provocativos… As pessoas não estavam olhando o quadro geral. Nós também tínhamos uma música no álbum sobre estar de ressaca e não ter leite na geladeira. E você tinha que sair um pouco da caixinha. E, a propósito, ‘Fuck The Middle East’ ainda é relevante. E escrevemos uma música sobre um cara de um filme com dedos impossivelmente longos que cortaria sua garganta com eles. Então, claro, dar o nome ao disco de ‘Speak English Or Die’ — e não vamos entrar na conversa sobre cultura do cancelamento, aliás. Eu sei que [o álbum do S.O.D.] não seria possível hoje, e todos nós sabemos disso. Mas digamos que sabíamos o que estávamos fazendo. Eu não me arrependo de nada disso. Sei que algumas pessoas podem ter pensado: ‘Isso passou dos limites’, mas nós realmente não éramos assim. Estávamos sendo talvez um pouco imprudentes, mas o S.O.D. era sobre a música. As letras eram apenas como — eu ia dizer a cereja do bolo, mas é mais como sal. Não sei.”
O STORMTROOPERS OF DEATH é comumente creditado como uma das primeiras bandas a fundir hardcore punk com thrash metal em um estilo às vezes chamado de “crossover thrash”. A faixa “March Of The S.O.D.” do LP de estreia do grupo, “Speak English Or Die”, foi a música de introdução do programa “Headbangers Ball” por muitos anos.
O S.O.D. foi formado logo após Ian terminar as gravações de guitarra no álbum do ANTHRAX, “Spreading The Disease”. Ele desenhava imagens do rosto de um personagem conhecido como “Sargent D.”, e as imagens eram acompanhadas por slogans como “I’m not racist; I hate everyone” e “Speak English Or Die”. Ian então escreveu letras sobre esse personagem. Ele decidiu formar uma banda hardcore baseada no Sargent D, então recrutou Benante, Lilker e Milano.

