Depois de 25 anos, Billy Gould explica sua saída do Brujeria
Durante uma recente participação no programa do YouTube 4AM Chicken Soup, apresentado por Dushan Zarić, o baixista do FAITH NO MORE, Billy Gould, falou sobre seu envolvimento com o BRUJERIA, o projeto extremo de death metal que ele co-fundou com o guitarrista do FEAR FACTORY, Dino Cazares. Sobre a formação do BRUJERIA, Gould disse: “Honestamente, eu fui para o ensino médio com esses caras em Los Angeles, e esses caras do East L.A. vinham para a minha escola e estavam ouvindo punk, e eu também ouvia punk, e não havia muitas crianças na minha escola ouvindo punk. Eu fiquei tipo, ‘Quem são esses caras, esses mexicanos ouvindo punk?’ E começamos a conversar. Tínhamos uns 15 anos e nos tornamos muito bons amigos, indo a shows juntos. Então, eu me mudei para São Francisco e voltei para encontrar meus amigos, e íamos a shows punk e bebíamos cerveja no carro, e eles diziam: ‘Queremos fazer uma banda de metal. Porque todas as crianças no East L.A. estavam ouvindo coisas como TERRORIZER e todas essas paradas… O mundo estava mudando. O NAPALM DEATH estava tocando, e era um som que você nem conseguia vender — era música invendável. E a gente pensou: ‘Vamos fazer isso. Vamos cantar em espanhol.’ A gente só queria bagunçar tudo.”
Quando perguntado por quanto tempo durou seu envolvimento com o BRUJERIA, Gould respondeu: “Bem, eu saí da banda por volta de 2001, porque ninguém sabia quem éramos e usávamos máscaras. E eu meio que gostava dessa parte porque eu já tinha o FAITH NO MORE. Mas o BRUJERIA começou a fazer turnês e tal. Quando eles começaram a viajar, foi quando eu saí da banda. Foi tipo o KISS quando tirou a maquiagem. Eu gostava do KISS com a maquiagem. E eu meio que achava que havia um mistério e toda essa coisa, mas tudo bem — acho que foi ótimo. Eles fizeram isso. Fizeram shows incríveis. Eu apoio cem por cento. Só que eu já tinha uma banda que estava em turnê e fazendo toda essa parada. Eu não queria fazer isso duas vezes.”
Referindo-se às mortes, no ano passado, do vocalista, letrista, líder e cofundador do BRUJERIA, John Lepe, também conhecido como Juan Brujo, e do antigo vocalista e samplista do BRUJERIA, Ciriaco “Pinche Peach” Quezada, Billy acrescentou: “Dois caras do BRUJERIA morreram [em 2024] — Peach e Brujo — e foram eles que começaram tudo com a gente. Então, eu estava em Los Angeles recentemente, me encontrando com a irmã do Brujo, e estávamos falando sobre todas as loucuras que fizemos, tentando processar tudo. Porque, quando você faz as coisas, não pensa nelas até depois. E aí você se pergunta: ‘O que exatamente fizemos? E que parada foi essa?'”
A formação recente do BRUJERIA também incluía Jessica Pimentel, a atriz americana mais conhecida por seu papel como Maria Ruiz na série original da Netflix “Orange Is The New Black”.

