Hooded Menace lança seu sétimo álbum no dia 3 de outubro
O Hooded Menace lançará seu sétimo álbum em 3 de outubro. Trata-se de ‘Lachrymose Monuments of Obscuration’.
Por quase duas décadas, o Hooded Menace se destacou não como uma ponte, mas como o pilar entre dois reinos underground. O próximo sétimo álbum da banda ainda abre caminho para legiões de metal que preferem bater cabeça a andamentos mais arrepiantes e esmagadores. No entanto, embora ‘Lachrymose Monuments of Obscuration’ ainda esteja enraizado em uma obsessão cult com os clássicos, esses guardiões do death-doom estão longe de estarem presos às suas maneiras.
Começando como um adolescente no final dos anos 80, o membro fundador Lasse Pyykkö começou em Joensuu, Finlândia, com a banda Phlegethon. Mas o espírito morto-vivo que guiou o Hooded Menace desde sua concepção em 2007 apareceu pela primeira vez quando ele era apenas um jovem roqueiro. Drácula, Poltergeist, ‘A Nightmare on Elm Street’ e outros horrores despertaram sua curiosidade mórbida. Embora mais tarde, foi a apreciação do clássico cult ‘Tombs of the Blind Dead’ que gerou a demo amaldiçoada de duas faixas da banda.
“É o elemento sombrio”, Lasse relembra quando perguntado sobre o que o Hooded Menace extrai de seu material de origem, cinco álbuns após o aterrorizante avanço da banda com ‘Never Cross the Dead’.
Os mortos cegos ainda estão de guarda sobre ‘Lachrymose Monuments of Obscuration’. O artista de capa que retorna, Wes Benscoter, recria os Cavaleiros Templários em toda a sua glória fantasmagórica e brilhante. “Pale Masquerade” pinta uma cena familiar, invocando a musa comedora de carne de Amando de Ossorio com uma nova pilha de batidas de Lasse. “O exército morto cresce”, Harri Kuokkanen comanda com rosnados que cheiram a cripta. Fãs de longa data rapidamente se alinharão atrás do baterista firme Pekka Koskelo, que mergulha “Daughters of Lingering Pain” no mesmo recipiente de cera escorrendo que as efígies da banda dos anos 2010 para a Relapse Records. A influência duradoura de Candlemass e Paradise Lost não desapareceu sem deixar vestígios. Mas o Hooded Menace continua a quebrar o molde que eles ajudaram a definir para o death-doom logo no susto inicial do álbum. Teclas de néon brilham através de “Twilight Passages” como se estivessem ligando uma máquina do tempo.
A reinvenção não é novidade para o Hooded Menace. Embora seja um vocalista ameaçador por direito próprio, Lasse passou o proverbial bastão do microfone para Kuokkanen para as melodias mais sombrias que assombraram a oferta inicial da banda depois de assinar com a Season of Mist no final de 2016. ‘Ossuarium Silhouettes Unhallowed’ também foi tirado mais das sombras de sua imaginação em oposição à tela de cinema. ‘Lachrymose Monuments of Obscuration’ segue ainda mais nessa direção; a folha de letras se desenrola como uma casa de horrores psicológicos, onde os corredores estão pendurados com espelhos estilhaçados e retratos sem rosto. Só que desta vez, o trio realmente reforçou a influência do heavy metal dos anos 80 que foi introduzida pelo álbum anterior de longa duração ‘The Tritonus Bell’. “Lugubrious Dance” se contorce entre as torres alucinógenas de Cathedral em conspiração com King Diamond antes de entrar em um refrão que é o clássico Hooded Menace.
MicroPitching e outros efeitos não são os únicos truques do ofício que são retirados do manto do Hooded Menace. Os death-doomers tradicionais podem ter ficado agradavelmente surpresos com a banda fazendo um cover de W.A.S.P., então imagine os gritos de deleite ao ouvir uma joia de ‘Top of the Pops’ como “Save a Prayer” salpicada em seu característico pavor encharcado de sangue. Os riffs de Lasse ainda cimentam a base sólida como rocha sob ‘Lachrymose Monuments of Obscuration’, mas até ele ficou surpreso ao esculpir seu primeiro single. O que deveria aparecer do contrabaixo girando em meio a “Portrait Without a Face” senão o gemido de um violoncelo. Como um eco do além-túmulo, o choro das cordas reaparece durante o grande final do álbum. O ex-baixista ao vivo Antti Poutanen toca tristemente enquanto a banda marcha, galopa e depois afunda de volta “Into Haunted Oblivion”.
Em ‘Lachrymose Monuments of Obscuration’, o Hooded Menace lança o death-doom sob uma nova luz fantasmagórica.
O lançamento no Brasil acontece via Mutilation e Metal Army.

