Johan Längqvist, do Candlemass, lança seu primeiro álbum solo
JOHAN LANGQUIST THE CASTLE, o projeto solo do vocalista do CANDLEMASS, Johan Längqvist (também conhecido como Johan Langquist), lançará seu álbum de estreia autointitulado em CD e vinil no dia 27 de junho pela I Hate Records. O disco foi lançado inicialmente em formato digital, sem selo, em 2024.
Johan trabalhou com uma ampla variedade de músicos suecos conhecidos, e “Johan Langquist The Castle” evoca a sensação mágica do heavy metal/hard rock/doom clássico dos anos 1970/1980. O álbum vem na linha de BLACK SABBATH (fase Tony Martin), Ronnie James Dio (solo e com o BLACK SABBATH), RAINBOW e SAVATAGE, com um toque de doom para completar.
JOHAN LANGQUIST THE CASTLE não deve ser visto como um “projeto de estúdio”; pelo contrário, uma formação completa logo será definida, e tanto shows ao vivo quanto um segundo álbum já estão em desenvolvimento.
Como padrinhos do epic doom metal, o CANDLEMASS definiu o gênero com lançamentos como “Epicus Doomicus Metallicus” (1986) e “Nightfall” (1987). Por meio de seus riffs sombrios, ataques rítmicos pesados e vocais dramáticos, eles mudaram o panorama do metal em todo o mundo. Liderado pelo baixista Leif Edling, o CANDLEMASS se reuniu com Längqvist em 2018, 32 anos após o vocalista ter participado de “Epicus Doomicus Metallicus”.
Längqvist saiu originalmente do CANDLEMASS após “Epicus Doomicus Metallicus” e foi substituído por Messiah Marcolin.
No início deste mês, o CANDLEMASS revelou a faixa-título de seu próximo EP, “Black Star”, que será lançado em 9 de maio pela Napalm Records. O EP marca, de forma impressionante, os 40 anos da lendária banda.
Marcolin saiu do CANDLEMASS, presumivelmente de forma definitiva, em 2006, um ano após o lançamento do álbum autointitulado da banda. Ele foi posteriormente substituído por Robert Lowe (SOLITUDE AETURNUS), que cantou nos LPs “King Of The Grey Islands” (2007), “Death Magic Doom” (2009) e “Psalms For The Dead” (2012). O vocalista do CANDLEMASS entre 2012 e 2018 foi Mats Levén, que anteriormente gravou e fez turnês com YNGWIE MALMSTEEN e THERION. Há sete anos, o CANDLEMASS demitiu Levén e recontratou Längqvist.

