Kirk Windstein diz que novo CD do Down terá feeling ao vivo
Em uma nova entrevista com Geoff do podcast ‘Gas Masks & Hand Grenades’, o guitarrista do DOWN, Kirk Windstein, deu uma atualização sobre o progresso das sessões de gravação para o tão esperado novo álbum da banda. Kirk se junta no supergrupo de heavy metal de longa data ao vocalista Philip H. Anselmo, o guitarrista Pepper Keenan, o baterista Jimmy Bower e o baixista Pat Bruders. Perguntado se é verdade que o DOWN originalmente ia lançar um LP de covers em seguida, Kirk disse: “Começou assim. E essa foi a conversa por um bom tempo, e foi tipo, bem, se vamos aprender todas essas músicas realmente obscuras, no tempo que vai nos levar para aprender todas essas coisas e torná-las nossas, provavelmente poderíamos escrever originais. Então, nos reunimos em janeiro de 2024. Fomos para o estúdio de ensaio e gravação do Phil. Pepper, eu, Jimmy e Pat tínhamos nos reunido e tido algumas ideias, e Phil tinha algumas coisas. Saímos por três dias e voltamos para casa, e quando terminamos, tínhamos sete músicas — não perfeitamente arranjadas.”
De acordo com Kirk, todas as baterias, baixo e “95 por cento” das guitarras de ritmo foram gravados até agora. “Acho que temos uma ou duas músicas para fazer guitarras de ritmo”, ele explicou. “E então vamos para a casa do Phil fazer solos e faixas doces, como chamamos — apenas coisas de interlúdio que você coloca entre os vocais e outras coisas.”
Elaborando sobre o processo de composição e gravação para o novo material do DOWN, Kirk disse: “Quando nos reunimos para escrever, a química é simplesmente inegável. É pura magia. Nos conhecemos há tanto tempo, tocamos juntos há tanto tempo. E Pepper e eu fizemos algo — foi meio que ideia dele, mas achei uma ideia bastante brilhante. Jimmy não toca com um click track, então é mais difícil, especialmente quando você não está olhando para ele. Então, ele disse, ‘Sabe de uma coisa? Vamos gravar as guitarras juntos. Não vamos fazer um cara, depois o outro. Vamos escolher uma seção, vamos passar por todo o verso, e se um de nós errar, paramos, voltamos e começamos de novo.’ Então, estamos fazendo isso, apenas tocando juntos. Então tem mais uma sensação de ao vivo, porque Pat e Jimmy colocaram a bateria e o baixo juntos, e agora estamos fazendo as guitarras juntas com as faixas de ritmo e outras coisas.”
Ele acrescentou: “O DOWN é uma das poucas bandas — claro que usamos o Pro Tools, mas não usamos click tracks e consertamos coisas. É música de verdade.”

