Morre Russ North, vocalista do Cloven Hoof, aos 59 anos
Russ North faleceu em 2 de janeiro de 2025, aos 59 anos. A causa da morte não foi divulgada. Ele foi um cantor inglês, mais conhecido por seu papel como vocalista da banda de heavy metal Cloven Hoof. North teve várias passagens pelo Cloven Hoof, de 1987 a 1990 e novamente de 2006 a 2009. Em 2011, foi convidado a voltar à banda, mas saiu pela última vez em 2012 sob circunstâncias bizarras.
O pai de North era cantor no norte da Inglaterra, trabalhando sob o nome artístico de Dave Thorne desde os anos 1950 até sua morte em 2000. O irmão de Russ, Dale North, também é cantor, compositor e cineasta.
North chegou a ser um dos dois finalistas nas audições para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden em 1993, juntando-se a Blaze Bayley na casa do baixista Steve Harris. Bayley, que já era amigo da banda e membro do time de futebol do Iron Maiden, foi escolhido, enquanto North mudou-se para a Espanha.
Em 2006, North retornou ao Reino Unido e voltou a integrar o Cloven Hoof reformado. Em 2008, a banda entrou em estúdio para gravar o que seria o último álbum com North. O álbum “The Definitive Part One” apresentou regravações de algumas das músicas mais populares da banda ao vivo, dando a North a oportunidade de fornecer suas próprias interpretações vocais para músicas originalmente gravadas por outros cantores. O álbum também contou com uma nova música e músicos convidados, incluindo o irmão de North, o ator Dale North, que fez a narração na faixa “Road of Eagles”. North saiu brevemente em 2010, mas retornou no ano seguinte.
North foi dramaticamente demitido do Cloven Hoof em 2012, após uma apresentação em Chipre em que estava tão bêbado que não conseguia nem ficar de pé no palco. Payne declarou-se “humilhado, envergonhado e revoltado” com o que chamou de “suicídio profissional” de North, e o incidente encerrou efetivamente a amizade de 30 anos entre os dois.
Em 2013, foi relatado que North estava ensaiando com sua própria banda, junto com ex-integrantes do Cloven Hoof, e que havia novas músicas escritas por ele mesmo, mas um álbum prometido nunca chegou a ser lançado.
Vale lembrar que o primeiro álbum do Cloven Hoof, auto-intitulado, foi relançado no Brasil em 2020. O álbum faz parte do projeto Neat Archive Series e é fruto da parceria Rock Brigade Records e Voice Music, com participação da Classic Metal.
Veja também: Entrevista: Lee Payne traz imersão no mundo místico do Cloven Hoof

