Steven Tyler nunca mais sairá em turnê, diz Matt Sorum
Em entrevista com Joe Rock, da estação de rádio WBAB, o ex-baterista do GUNS N’ ROSES e VELVET REVOLVER, Matt Sorum, falou sobre seu papel como diretor musical da sexta festa anual de exibição do Grammy de Steven Tyler, realizada em 2 de fevereiro no Hollywood Palladium, em Hollywood, Califórnia. A festa de Tyler foi patrocinada pelo Janie’s Fund, a iniciativa que ele criou para levar esperança e cura a meninas e mulheres jovens que passaram por traumas. No evento, Tyler fez sua primeira apresentação desde que o AEROSMITH anunciou sua aposentadoria das turnês devido à lesão vocal do cantor.
Matt disse: “Acabei de fazer o show do Steven Tyler. Ele me ligou e disse: ‘Matt, você pode me ajudar?’ E eu respondi: ‘Farei o que for preciso.’ Então, organizei tudo. Fizemos o Janie’s Fund, e eu fui o diretor musical. Não foi chamado de KINGS OF CHAOS [nome do projeto musical all-star de Sorum], mas toquei com Billy Idol, Joan Jett, que foi incrível… E então Steven entrou. Nuno Bettencourt. Mick Fleetwood subiu ao palco, Tom Hamilton também. E Steven cantou pela primeira vez em um ano e meio. E fizemos a ação beneficente.”
Comentando sobre o fato de alguns fãs terem ficado surpresos ao ouvir Tyler cantando tão bem, apesar de ter se aposentado das turnês com o AEROSMITH, Matt disse: “Alguns fãs ficaram tipo, ‘Mas ele consegue cantar.’ Bem, deixa eu explicar o que está acontecendo com Steven Tyler, porque ele é um grande amigo. Nós nos falamos pelo telefone 10 vezes por dia. Foi incrível. E ele confia em mim. E eu me sinto tão honrado. Ele é um cara icônico e, como alguém que esteve em uma banda a vida toda, acho que ele queria essa sensação de ter um colaborador nisso, um companheiro de banda, e ele me escolheu. E eu pensei: ‘Ok’. Durante dois meses, conversamos todos os dias… Mas, de qualquer forma, ele subiu ao palco e cantou. E foi um grande momento para ele, porque ele se machucou feio. Agora, ele vai voltar a fazer turnê? Não, ele não vai. Porque, e eu expliquei isso para as pessoas, Steven não pode se colocar sob a pressão de fazer uma turnê mundial completa porque é muito desgastante. E se você não é um cantor, não entenderia o que ele passa, mas ele tem 77 anos e é um perfeccionista. Se ele não cantar perfeitamente, isso o incomoda. E ele não vai usar playback, como 80% dos artistas que estão por aí pegando seu dinheiro. Ele não vai dublar e não vai mudar a tonalidade das músicas. Esse é o jeito dele. Ele diz: ‘Eu sou um artista. Sou um cantor. Esta é minha banda. Estou fazendo isso há 50 anos. E se eu não puder fazer direito, então não faço.’ E eu respeito isso. E conversei com ele várias vezes sobre isso. Eu disse: ‘Então, cante só quatro ou cinco músicas no máximo.’ Ele respondeu: ‘Eu consigo fazer isso.’ E foi só uma vez. Talvez, no futuro, ele faça de novo e cante a mesma quantidade de músicas.”
Sorum acrescentou: “Queria explicar isso para os fãs que estão comentando: ‘Ah, ele está cantando. E eu não posso ir.’ E muitas pessoas ficaram desapontadas [quando o AEROSMITH cancelou a turnê], e tenho que dizer, a pessoa mais desapontada foi Steven Tyler. Porque ele ama seus fãs. E acredite, eu o conheço bem o suficiente para saber que ele não ficou feliz com isso. Então, vê-lo no palco foi… eu chorei. Foi simplesmente lindo. E espero que ele possa fazer mais, porque isso está no sangue dele.”
No show no Palladium, Tyler e Nuno Bettencourt, do EXTREME, abriram com “More Than Words”, acompanhados por Mick Fleetwood, e seguiram com “Dream On” ao lado de Lainey Wilson. Tom Hamilton, do AEROSMITH, e Chris Robinson, do THE BLACK CROWES, juntaram-se a Tyler e Bettencourt para “Sweet Emotion”, “Walk This Way” com Jessie J e “Heartbreaker”. Tyler e Bettencourt também tocaram “Toys In The Attic”.
No último verão, o AEROSMITH anunciou oficialmente sua aposentadoria das turnês devido à lesão vocal de Tyler. Os lendários roqueiros de Massachusetts fizeram o anúncio em 2 de agosto de 2024 — quase um ano depois de o agora ex-cantor de 76 anos ter fraturado sua laringe durante um show em setembro de 2023.

