Stray Cats cancela turnê por causa da saúde de Brian Setzer
O Stray Cats cancelou toda a sua turnê de fim de 2025. A notícia foi atribuída a uma “doença grave” do guitarrista e vocalista da banda, Brian Setzer. O trio — os membros originais Setzer, Lee Rocker (contrabaixo acústico, vocais) e Slim Jim Phantom (bateria, vocais) — havia cancelado abruptamente a noite de abertura da turnê, em 25 de outubro, bem como a noite seguinte. Setzer está sofrendo de uma doença autoimune e está impossibilitado de tocar guitarra.
Uma declaração de Setzer diz: “Estou de coração partido em compartilhar que, devido a uma doença grave, estou incapacitado de me apresentar e, com grande pesar, tenho que cancelar nossa turnê do Stray Cats. Eu sei que isso afeta muitas pessoas e estou arrasado por ter que dar esta notícia. Tenho tentado de tudo para continuar e fazer esses shows, mas simplesmente não é possível. Eu estava ansioso para estar no palco com meus colegas de banda novamente e tocar para todos os nossos fãs incríveis, e estou desolado.”
A banda havia lançado um par de novas gravações na véspera de seu planejado retorno à estrada. “Stampede” e “Teenage Heaven” chegaram em 24 de outubro, assim que o trio estava para começar a turnê de um mês de duração pelo país, levando seu lendário show ao vivo e rock and roll de alta voltagem ao público dos EUA. Os repertórios deles incluiriam favoritos como “Stray Cat Strut”, “Rock This Town”, “Runaway Boys”, “(She’s) Sexy + 17”, e mais. Ambas as faixas foram produzidas pelo The Stray Cats, mixadas por Chris Lord-Alge e gravadas no The Terrarium em Minneapolis, MN e no Laguna Sound em Laguna Beach, CA.
“‘Stampede’ era uma instrumental para a qual escrevi letras”, disse Setzer. “Eu basicamente copiei a parte da guitarra, que já era bem avançada para a época, e ‘Teenage Heaven’ é uma das poucas músicas de Eddie Cochran que não foi regravada exaustivamente.”
Os shows seguiriam a aclamada turnê de verão de 2024. “O que me impressiona todas as vezes é como essa música ainda se conecta — décadas depois, ela é tão crua, tão real”, disse Setzer no anúncio original da turnê em 28 de julho. “Nós vemos fãs de todas as gerações agora.”
O astro completou 66 anos em 10 de abril. “Não há nada como o som que fazemos quando nós três subimos ao palco — é rockabilly de alta octanagem, alto e orgulhoso”, acrescentou Rocker. Estamos animados para levar isso aos fãs de todo o país novamente!”
“‘Teenage Heaven’ é natural para o The Stray Cats — sempre foi uma que queríamos fazer, mas não tínhamos feito”, disse Phantom. “Sir Mick Jagger sugeriu que fizéssemos essa em 1980. Demorou um pouco, mas nós ouvimos o Mick! Eddie Cochran foi a melhor estrela do rock de todos os tempos e sempre foi uma grande influência. Ele tinha uma ótima aparência, tocava muito bem, cantava muito bem.”

