The Yagas, banda da atriz Vera Farmiga, lança 1º álbum em abril
A banda de rock alternativo THE YAGAS, liderada pela atriz indicada ao Oscar e ao Emmy Vera Farmiga, lançará de forma independente seu álbum de estreia, “Midnight Minuet”, na sexta-feira, 25 de abril. Junto com o anúncio do álbum, THE YAGAS — que também conta com Renn Hawkey, do DEADSY (teclados), Jason Bowman (bateria), Mark Visconti (guitarra) e Mike Davis (baixo) — lançou um novo single, “Life Of A Widow”, um retrato explosivo e luminoso do luto antecipado, inspirado em uma batida hipnotizante criada por Hawkey após acordar de uma cirurgia na coluna.
“Midnight Minuet”, produzido por Hawkey, inclui os singles já lançados “The Crying Room” e “She’s Walking Down”.
“‘Life Of A Widow’ é uma canção de lamento profundo. É uma música que encarna aquele velho e poderoso ditado: ‘Por que me abandonaste?'”, compartilha Farmiga. “A música expressa a dor de quem anseia sentir a presença de um ente querido falecido. É a jornada de uma alma que clama para romper o insuportável silêncio da solidão, aquele vazio de Vantablack, apenas para ouvir a voz do seu amor mais uma vez, sentir seu toque novamente. A protagonista da nossa música vagueia por sua miséria, atravessa momentos insanos e angustiantes de desespero à meia-noite. Ela implora para se sentir menos sozinha. Ela exige sentir a presença do seu amor perdido. E ela não para de lamentar até que ele esteja lá. Trata-se de enfrentar as dolorosas e repentinas punhaladas de um luto abrasador, sentir-se espancada pelo desespero e clamar aos entes queridos que partiram por ajuda e reconexão.”
THE YAGAS apresentou seu elaborado universo sonoro no outono passado com seu poderoso single de estreia, “The Crying Room”, que também serve como a explosiva faixa de abertura de “Midnight Minuet”. A música coloca os vocais hipnotizantes de Farmiga contra um pano de fundo de riffs de guitarra serpenteantes, linhas de sintetizador melancólicas e ritmos tempestuosos fornecidos por Bowman e Davis. A faixa, de catarse primal, ganhou um videoclipe sombrio e encantador coestrelado por Eugene Hütz, do GOGOL BORDELLO, e foi parcialmente inspirada nos horrores vividos pela família estendida de Farmiga desde a invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia.
Em “She’s Walking Down”, THE YAGAS fazem uso brilhante de vocais aprimorados por vocoder, riffs de guitarra avassaladores e efeitos visceralmente arrepiantes para imergir totalmente o ouvinte em uma história brutal, mas eletrizante, de violência e vingança. O videoclipe da faixa, de beleza assombrosa, foi dirigido por Farmiga, marcando a primeira peça artística que ela dirige em 15 anos. O vídeo retrata um sonho sombrio que Farmiga teve repetidamente sobre sua filha pequena em perigo.
Formada em 2023, THE YAGAS surgiu depois que seus cinco membros se conheceram na Rock Academy (uma escola de música com sede em Woodstock administrada por Bowman) e começaram a tocar juntos no programa adulto da escola, descobrindo uma química musical inegável. Uma banda audaciosa com origens quase sobrenaturais, THE YAGAS pegou seu nome da figura mística do folclore eslavo Baba Yaga, que, segundo a crença, devora as almas dos recém-falecidos para proteger as fontes da vida.
O quinteto compartilha plenamente a habilidade de metamorfose de sua homônima, transitando entre metal, industrial e um alt-rock extravagantemente selvagem, à medida que suas músicas exploram as profundezas mais estranhas da psique humana. A música do THE YAGAS já recebeu comparações iniciais com A PERFECT CIRCLE, THE CURE e TYPE O NEGATIVE, além de elogios e apoio de Revolver, Metal Hammer, Classic Rock, The Noise/Ones To Watch, Stereogum, Bloody Disgusting, Rock Cellar e outros.

