Primavera Sound 2022: alegria e audácia em Barcelona

O Primavera Sound prometeu e cumpriu, espalhou para os quatro cantos do planeta que faria algo inédito e assim foi.  Pelo menos dentro do que consta nossa experiência em festivais europeus nos últimos 15 anos.  

Já começamos a nos perguntar como seria um Hellfest e toda sua loucura se o mesmo decidisse juntar as duas edições adiadas por causa da pandemia e vivêssemos 11 dias ininterruptos girando naquele carrossel, não sabemos se desejar a experiência ou temê-la. 

O certo é que aqui em Barcelona a notícia foi recebida com certa euforia, apesar dos preços. 

O ingresso de 2020 vale para 2022, mas como serão dois finais de semana no Parc del Fòrum, é óbvio que o de 2020 valerá para apenas um final de semana, a escolher.  Numa rápida pesquisa já deu para sentir que o público vai encarar a maratona de shows. 

O Primavera Sound 2022 ― ou 202×2 como é exibido no cartaz de apresentação ― promete ser (e será) o maior, mais eclético e impressionante.  O mais Primavera de todos, 11 dias non-stop, dois finais de semana no grande recinto como mencionado acima, shows espelhados pela cidade durante os dias de semana, mais de 500 performances e 413 artistas.  

Ah, os artistas, é claro!  Tem para todos os gostos, sapatos, coreografias e cabeleiras.  O anuncio foi feito num criativo video como de costume e aquele monstro adormecido por quase um ano e meio pela falta de eventos, despertou furioso e já estamos contando nos dedos os dias que faltam.  

No vídeo em questão os principais artistas são anunciados em ordem alfabética. Por ali passam Pavement, Dinosaur Jr., The Jesus and Mary Chain, The Strokes, Gorilazz, Back, Interpol, Nick Cave and the Bad Seeds, Massive Attack, Jawbox, Tame Impala, The National, Yeah Yeah Yeahs, Bauhaus, Massive Attack, e mais uma infinidade de nomes que a cada vez que olhando o cartaz com lupa descobrimos novos nomes.  

A veia extrema do festival não decepcionou como de costume e por ali estarão Napalm Death e Abbath que dispensam apresentação no estilo, o hardcore americando do Turnstile e o stoner do High On Fire, além de The Lightning Bolt e King Gizzard and The Lizard Wizard.  

É óbvio que o festival contará com um punhado de artistas espanhois dos mais variados estilo,s como Amaia, Mujeres, Nueva Volcano, Triângulo de Amor Bizarro, Antònia Font, Manel e Núria Graham, entre outros. Lembrando que o cartaz ainda não está completo, ao longo dos mais de 365 dias que faltam nomes ainda vão enriquecer o cast. 

(por Mauricio Melo e Ana Paula Soares)