Coletânea de raridades de Iggy Pop chega com 18 faixas

Muitos artistas têm carreiras longas na música fazendo uma coisa bem e repetindo essa mesma coisa várias vezes. E depois há o Iggy Pop. Como seu colaborador e cúmplice inicial David Bowie, Pop evoluiu e se transformou várias vezes ao longo de sua incrível jornada musical de 50 anos, desde sua explosiva liderança nos ícones proto-punk The Stooges até sua carreira solo imensamente inovadora e influente.

Hoje, uma nova coletânea chamada “Rare Trax” tenta pintar uma imagem mais completa de Pop além das imagens já conhecidas dele como o messias do punk rock sem camisa e autodestrutivo, oferecendo vislumbres de Pop que até mesmo os fãs de longa data podem nunca ter visto antes.

Disponível via Cleopatra Records, “Rare Trax” começa com gravações descartadas de dois dos álbuns mais importantes de Pop, “The Idiot” de 1977 e “Party” de 1981, que foram como uma ponte entre o poder punk cru dos The Stooges e as inclinações art-pop mais experimentais de Pop sob a influência de Bowie.

Em seguida, vêm as demos ásperas, mas brilhantes, que Pop fez com Steve Jones dos Sex Pistols, incluindo a versão quase irreconhecível de Pop da clássica psicodélica de Jimi Hendrix, “Purple Haze”. E se sua colaboração com Jones já não fosse surpreendente o suficiente, o que segue é um conjunto ainda mais emocionante de faixas produzidas por um dos melhores arquitetos do power pop, Ric Ocasek, dos The Cars.

“Rare Trax” também inclui novas mixagens de “Lust For Life”, “The Passenger” e “I Wanna Be Your Dog” que nunca antes haviam aparecido em nenhum suporte físico. Ao longo de tudo isso, Pop prova ser um dos artistas mais distintos e originais da história da música, tão habilidoso no caos do punk rock quanto com joias precisas repletas de ganchos e excursões irônicas de art-rock que subvertem gêneros.

“Rare Trax” é lançado em todos os formatos – digital, CD e um épico conjunto de vinil de dois LPs em sua escolha de três cores diferentes. Todo o áudio foi meticulosamente remasterizado digitalmente para a mais alta qualidade de áudio possível.

O mais recente álbum de Iggy, “Every Loser”, foi lançado em janeiro de 2023. O 19º LP solo de Pop foi o primeiro a ser lançado através da parceria entre a Atlantic Records e a Gold Tooth Records, a nova gravadora fundada pelo produtor executivo vencedor do Grammy e multiplatina do álbum, Andrew Watt.