Novo disco do Pearl Jam será mais pesado, diz guitarrista

O guitarrista do Pearl Jam, Mike McCready, disse que o próximo álbum da banda é “bem mais pesado do que você esperaria”. A sequência de “Gigaton” de 2020 está sendo produzida por Andrew Watt, que trabalhou anteriormente com Eddie Vedder no álbum solo “Earthling” do cantor do Pearl Jam em 2022.

Em entrevista para a revista Classic Rock, McCready falou sobre a colaboração com Watt, o produtor multi-Grammy que também trabalhou com Dua Lipa, Post Malone, Justin Bieber, além de Ozzy Osbourne e The Rolling Stones: “Quando estávamos no estúdio com ele no ano passado, ele realmente nos desafiou, nos fez focar e tocar, música após música. Levamos muito tempo para fazer ‘Gigaton’, mas esse novo não demorou. Andrew disse ‘Vocês levam uma eternidade para gravar álbuns. Vamos fazer isso agora’.”

Sobre a direção musical do novo material do Pearl Jam, Mike disse: “É bem mais pesado do que você esperaria. Tem a melodia e a energia dos primeiros álbuns. Andrew nos incentivou a tocar com a mesma intensidade, melodia e cuidado que não fazíamos há muito tempo. Sinto que a bateria de Matt Cameron tem elementos do que ele fez no Soundgarden.”

Ele acrescentou: “Para o melhor ou para o pior, vocês vão ouvir muito mais guitarra solo de mim – coisas que não faço há muito tempo. Eu fiquei louco, como com Chris Cornell e Temple Of The Dog em ‘Reach Down’ [1991] todos esses anos atrás. Eu pude fazer isso de novo. Normalmente, as primeiras ou segundas tentativas são as melhores. Depois disso, começo a pensar demais e perde a essência. Mas Andrew conseguiu capturar a essência na hora, como dizem.”