LP do Renaissance de 1974 ganha versão brasileira em CD

A Rock Brigade Records, em parceria com a Voice Music, anuncia o lançamento de “Turn of the Cards”, do Renaissance, em CD no Brasil. Originalmente lançado em 1974, o terceiro álbum de estúdio dos britânicos é um dos mais representativos de sua carreira e, até hoje, carecia de edição nacional.

“Turn of the Cards” foi o último álbum do Renaissance a incluir trechos de peças clássicas existentes. A abertura “Running Hard” cita “Litanies”, do francês Jehan Alain. Já a melodia de “Cold Is Being” deriva de “Adagio em Sol Menor” do italiano Remo Giazotto.

Carro-chefe de “Turn of the Cards”, “Mother Russia” é uma homenagem ao escritor dissidente russo Aleksandr Solzhenitsyn (1918-2008), cujo conhecido romance sobre a opressão soviética, “Um Dia na Vida de Ivan Denisovich”, inspirou a letra escrita pela poetisa britânica Betty Thatcher.

Com nove minutos e meio de duração, “Mother Russia” se inicia com um arranjo de cordas, apresentando acentos intermitentes de piano. Os vocais de Annie Haslam entram na marca de dois minutos, e os três minutos seguintes contêm versos que detalham as lutas de Solzhenitsyn, intercalados com breves interlúdios de cordas e violão. A faixa termina com uma seção de cinco minutos que inclui um interlúdio instrumental de três minutos com vocalizações de Haslam, seguido por uma repetição dos dois últimos versos.

“Turn of the Cards” foi também um disco de estreias: o primeiro gravado pelo grupo depois que Michael Dunford, que havia atuado como compositor nos três álbuns anteriores, se juntou ao grupo como violonista, e o primeiro lançamento no Reino Unido pelo selo recém-criado por Miles Copeland, BTM Records, que lançaria mais dois títulos do Renaissance  — “Scheherazade and Other Stories” (1975) e o ao vivo duplo “Live at Carnegie Hall” (1976) — antes de decretar falência em 1977.

Jimmy Horowitz, em cuja folha corrida constam trabalhos com Thin Lizzy, Rod Stewart e Air Supply, assina os arranjos orquestrais no álbum. A Hipgnosis, que anteriormente havia projetado as capas dos álbuns “Prologue” (1972) e “Ashes Are Burning” (1973), além de “Dark Side of the Moon” (1973), do Pink Floyd, e muitas outras icônicas, é responsável pela capa em cujo fundo é possível ver o Castelo de Warwick.

A edição nacional da Rock Brigade Records inclui obi, encarte com letras e fotos e a bonus track “Everybody Needs a Friend”.