O metal está ressurgindo mais forte, diz Biff, do Saxon

Em entrevista com o Metal Pilgrim, o vocalista do Saxon, Biff Byford, falou sobre a renovada popularidade do gênero heavy metal nas últimas décadas. 

“Acho que houve um grande ressurgimento no metal, especialmente na New Wave Of British Heavy Metal, na coisa do metal britânico. Então, sim, acho que todos estamos surfando uma onda no momento que parece boa para as bandas. Muitas bandas novas, como Burning Witches e outras, estão se saindo muito bem. Então, espero que elas possam criar um ‘Number Of The Beast’ ou ‘Wheels Of Steel’ ou algo assim, ou um ‘Crusader’ que as leve à estratosfera. Isso é o que elas precisam. Se é possível fazer isso nos dias de hoje, eu não sei. Mas, na época, era tudo sobre conseguir um contrato de gravação. Hoje em dia, é tudo sobre conseguir um milhão de visualizações no Instagram, que é a mesma coisa. Ainda é promoção.”

Quando perguntado se ele acredita que ainda é possível para uma banda de metal decolar nesse ambiente, Biff disse: “Eu acho que é possível, sim, houve algumas bandas. Amon Amarth está se saindo muito bem. Ghost foi às alturas – eles não são realmente metal, mas têm raízes no metal. Então, definitivamente, pode acontecer se você tiver as músicas certas. Você só precisa de muita sorte – muito talento e muita sorte.”

Depois que o entrevistador Vladyslav Stadnyk observou que apenas algumas bandas de uma região costumam se tornar bem-sucedidas o suficiente para se sustentarem, enquanto outras ficam pelo caminho, Biff disse: 

“Isso é uma loteria. Isso é a indústria da música. Você pode escrever as melhores músicas do mundo, e se ninguém as ouvir, então é melhor tocar no seu pub local ou para sua mãe e pai ou algo assim, porque você tem que divulgá-las. Na nossa época, a gravadora divulgava. Agora, basicamente, as bandas jovens têm que se divulgar – ou fazer turnês com bandas como nós e se apresentar para uma audiência que já existe. Essa é uma das maneiras de fazer isso – subir no palco na frente da banda principal e arrasar, como costumávamos dizer na época. Isso é sempre bom para os fãs. Obviamente, se você está no camarim e alguém está arrasando, você fica preocupado. ‘O que está acontecendo aqui?’ Mas você tem que se superar e fazer melhor. É assim que funciona.”

O 24º álbum de estúdio do Saxon, “Hell, Fire And Damnation”, será lançado em 19 de janeiro de 2024, via Silver Lining Music.