Morre Nelson Brito, baixista do Golpe de Estado, aos 64 anos

Morreu na sexta-feira (12) o baixista Nelson Brito, membro fundador da banda paulista de hard rock Golpe de Estado. A informação foi confirmada pelas redes sociais através do Orra Meu Estúdios, apoiador do grupo, e de Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura.

Brito estava internado desde o início do último mês de junho devido à descoberta de um tumor intestinal. O músico foi submetido a uma cirurgia emergencial na ocasião e a banda divulgou um comunicado pedindo doação de sangue.

Em seu perfil nas redes, Andreas Kisser declarou: “Amigo, que notícia triste. Mais um gigante que se vai, pioneiro do rock and roll, foi um privilégio te conhecer e tocar com você, descanse em paz! Meus sentimentos a familia e amigos, um abraço especial aos amigos do Golpe de Estado. Paz!”

Nelson Brito criou o Golpe de Estado ao lado de Hélcio Aguirra (guitarra), Catalau (vocal) e Paulo Zinner (bateria). Mesmo com mudanças de formação, o grupo se manteve em atividade até 2014, quando faleceu Aguirra, aos 54 anos.

Brito decidiu manter o grupo ativo em 2016, com novos integrantes. A formação atual contava com João Luiz (vocal), Marcelo Schevano (guitarra) e Roby Pontes (bateria), além do baixista.

“Caosmópolis”, álbum mais recente do grupo, saiu em 2022. O sétimo trabalho de estúdio rompeu hiato de mais de uma década sem material inédito. A produção das nove faixas ficou a cargo de Schevano. Ainda participaram das gravações o trombonista Bocato, o trompetista Paulo Pizulin e o saxofonista Andre Knobl.

Além do Golpe de Estado, Nelson também participou de gravações com Baranga, Carro Bomba, Renê Seabra e Pepe Bueno, entre outros.

Fonte: Igor Miranda; Foto: Leandro Almeida