Opeth lança em outubro o novo álbum ‘The Last Will & Testament’

Os lendários suecos do progressive rock, Opeth anunciaram que seu 14º álbum de estúdio, “The Last Will & Testament”, será lançado em 11 de outubro de 2024 pela Reigning Phoenix Music. Para comemorar, a banda está compartilhando o primeiro single do álbum, “§1”, disponível em todas as plataformas digitais. 

Antes do anúncio mundial de hoje, o álbum foi apresentado ontem exclusivamente para os presentes no Wacken Open Air 2024, em conjunto com a apresentação da banda no famoso festival.

O vocalista e guitarrista do Opeth, Mikael Åkerfeldt, admite: “Eu amo esse disco. Tenho que dizer isso. Talvez eu esteja até orgulhoso! Acho que tem alguns ingredientes familiares nele. A maior parte da nossa música surgiu da mesma fonte, então acho que não é uma grande surpresa se soar como ‘nós’. Estou um pouco impressionado com o que fizemos em ‘The Last Will and Testament’. Parece um sonho. Há alguma ‘coerência’ e ‘habilidade de composição’, espero, mas o que eu sei? Tenho tendência a favorecer o ‘estranho’ sobre o ‘óbvio’, mas acho que estou na minoria, e isso é bom. Então… aviso justo! Não espere uma emoção instantânea (como de costume), mas se você ‘pegar’ (já pegou?) imediatamente, tudo bem também!”

“The Last Will & Testament” é um álbum conceitual ambientado na era pós-Primeira Guerra Mundial, desvendando a história de um patriarca rico e conservador cujas últimas vontades revelam chocante segredos de família. A narrativa se entrelaça nas confissões do patriarca, nas reações de seus filhos gêmeos e na presença misteriosa de uma menina com poliomielite que a família cuidou. 

O álbum começa com a leitura do testamento do pai em sua mansão. Entre os presentes está uma jovem que, apesar de órfã e portadora de poliomielite, foi criada pela família. A presença dela na leitura do testamento levanta suspeitas e perguntas entre os gêmeos.