Box de preciosidades: ‘Electric Lady Studios: A Jimi Hendrix Vision’

A Experience Hendrix L.L.C., em parceria com a Legacy Recordings, a divisão de catálogo da Sony Music Entertainment, está lançando “Electric Lady Studios: A Jimi Hendrix Vision”, um box deluxe com 39 faixas (38 inéditas), que foram gravadas pela nova formação do Jimi Hendrix Experience (Billy Cox no baixo, Mitch Mitchell na bateria) no Electric Lady Studios, entre junho e agosto de 1970, pouco antes da morte prematura do lendário músico no mês seguinte.

O projeto também inclui 20 novas mixagens de som surround 5.1 de todo o álbum “First Rays Of The New Rising Sun”, além de três faixas bônus – “Valleys Of Neptune”, “Pali Gap” e “Lover Man”.

O Blu-ray inclui o documentário aclamado pela crítica, “Electric Lady Studios: A Jimi Hendrix Vision”. O filme narra a criação do estúdio, que surgiu dos escombros de uma boate falida em Manhattan para se tornar uma instalação de gravação de última geração, inspirada pelo desejo de Hendrix de ter um estúdio permanente.

Dirigido por John McDermott e produzido por Janie Hendrix, George Scott e McDermott, o filme apresenta entrevistas exclusivas com Steve Winwood (que se juntou a Hendrix na primeira noite de gravação no novo estúdio), o baixista do Experience, Billy Cox, e membros originais da equipe do Electric Lady, que ajudaram Hendrix a realizar seu sonho. O documentário inclui imagens e fotos inéditas, bem como análises faixa a faixa de clássicos de Hendrix, como “Freedom”, “Angel” e “Dolly Dagger”, feitas pelo engenheiro de gravação Eddie Kramer.

O pacote inclui um livreto extenso, repleto de fotos inéditas, rascunhos manuscritos de músicas por Hendrix e notas detalhadas. O novo lançamento vem na esteira de outro documentário de longa-metragem criado pela mesma equipe: “Music, Money, Madness… Jimi Hendrix Live In Maui”, que foi indicado ao Grammy na categoria de Melhor Filme Musical em 2022. Liderando o projeto está uma versão inédita de “Angel [Take 7]”. Esta nova versão remixada, mais simples, inclui as performances originais gravadas por Hendrix, Mitchell e Cox em 23 de julho de 1970. Não inclui os elementos de bateria e percussão adicional que Mitch optou por adicionar a essa gravação principal após a morte de Jimi.

Contido nos cinco LPs de vinil ou três CDs do box “Electric Lady Studios: A Jimi Hendrix Vision” estão as 39 faixas gravadas por Jimi e sua banda – composta pelo baixista Billy Cox e o baterista Mitch Mitchell – no estúdio nos últimos quatro meses de vida do guitarrista. Hendrix estava trabalhando intensamente na criação de “First Rays Of The New Rising Sun”, o ambicioso álbum duplo que sucederia sua obra-prima de 1968, “Electric Ladyland”. Inspirado pelas possibilidades do novo estúdio, o Experience construiu faixas clássicas como “Night Bird Flying”, “Freedom” e “Dolly Dagger” do zero.

O box oferece uma visão abrangente do trabalho que Hendrix realizou durante o produtivo verão de 1970. A música vai desde gravações demo em quatro faixas de “Valleys Of Neptune” e “Heaven Has No Sorrow”, arranjos alternativos de novas canções promissoras, como “Come Down Hard On Me” e “Belly Button Window”, até takes extraordinários, ao vivo no estúdio, de “Tune X/In From The Storm”, “Astro Man” e “The Long Medley”, uma exploração espontânea e comovente de 26 minutos de “Beginnings”, “Hey Baby (New Rising Sun)”, “Keep On Groovin'” e “Freedom”.

Além disso, o box apresenta muitas das mixagens que o guitarrista completou com o engenheiro Eddie Kramer antes de partir para iniciar uma turnê europeia em 30 de agosto no festival Isle Of Wight, na Inglaterra. Hendrix nunca mais retornaria ao Electric Lady Studios. As faixas de áudio recém-mixadas em 5.1 contidas no Blu-ray de “Electric Lady Studios: A Jimi Hendrix Vision” incluem todas as 17 faixas do álbum “First Rays of the New Rising Sun” (lançado postumamente em 1997, gravado entre 1968-70), bem como “Pali Gap” de “Rainbow Bridge” (1971, gravado em 1970), “Lover Man” do box “The Jimi Hendrix Experience” (2000, gravado em 1970) e “Valleys of Neptune” de “Valleys of Neptune” (2010, gravado entre 1969-70).

O documentário explica em profundidade que, embora a morte de Jimi Hendrix tenha privado o público de muito potencial musical, o sucesso contínuo de seu estúdio de gravação oferece um legado duradouro além de sua própria música. John Lennon, The Clash, AC/DC, Chic, David Bowie, Stevie Wonder e centenas de outros fizeram gravações no Electric Lady Studios, o que atesta um dos legados duradouros de Jimi em uma indústria que mudou radicalmente ao longo do último meio século.