Biff Byford, do Saxon, faz novo procedimento no coração

O vocalista do Saxon, Biff Byford, passou por um procedimento para tratar o flutter atrial, um tipo de anormalidade no ritmo cardíaco, ou arritmia, que faz com que as câmaras superiores do coração (átrios) batam rápido demais. A operação foi realizada pela médica Jane Caldwell, cardiologista consultora no Spire Hull And East Riding Hospital, um hospital privado em Hull, East Yorkshire, Reino Unido.

Biff usou suas redes sociais para escrever: “Oi. Um grande obrigado ao Spire Hull Hospital e à Dra. Jane Caldwell e sua equipe. Acabei de fazer um procedimento para parar o flutter arterial do meu coração. Estou me sentindo um pouco como se um trem tivesse me atropelado, mas agora estou em casa e descansando.”

Em dezembro de 2021, Biff contou ao Full In Bloom, em uma entrevista, que havia feito mudanças modestas na dieta nos dois anos após sofrer um ataque cardíaco e passar por uma cirurgia de ponte de safena tripla de emergência. 

“Não consumo mais laticínios. Acho que de vez em quando eu como um pedaço de queijo, mas não consumo mais laticínios por causa do nível de colesterol. Mas, praticamente tudo o mais, eu não mudei muito. Às vezes, temos uma semana vegetariana em que minha esposa prepara apenas comida vegetariana a semana toda, o que é uma mudança e realmente ajuda a eliminar toxinas do corpo. Mas, para falar a verdade, não mudei muito”, disse ele.

O cantor, agora com 73 anos, continuou dizendo que adicionou o jejum intermitente ao seu estilo de vida, um tipo de dieta onde as pessoas jejuam durante uma parte da semana e depois comem nos outros dias. O jejum intermitente envolve comer apenas durante um período específico de oito horas a cada dia.

Há mais de quatro anos, Byford descreveu seu ataque cardíaco ao Planet Rock, dizendo: “Não foi como um ataque cardíaco de filme de Hollywood, onde você cai no chão com as pernas para o ar. Eu estava pedalando, estava na minha bicicleta — eu faço muita bicicleta e caminhada. E eu estava ficando um pouco sem fôlego. Então fui ao médico. Eles me mandaram para o hospital imediatamente. Uma das minhas artérias estava ficando bloqueada. Eles não conseguiram acessá-la facilmente; era arriscado. Então, eles me deram uma ponte de safena. E, já que estavam lá, fizeram todas as três… Então, sim, fizeram todas as três. E então eu acordei, e foi isso. Eu estava realmente doente.”

A cirurgia de ponte de safena, ou cirurgia de revascularização do miocárdio (CRM), é usada para melhorar o fluxo sanguíneo para o coração. Um cirurgião usa vasos sanguíneos retirados de outra área do corpo para contornar as artérias danificadas.

O termo ponte de safena tripla refere-se ao número de artérias coronárias contornadas no procedimento. Em outras palavras, uma ponte de safena tripla significa que três artérias coronárias são contornadas.