Earthless estreia no Brasil com quatro shows em novembro

O influente power trio de heavy psych Earthless, de San Diego (EUA) nunca se esquecerá de 2018. Do contrato com a Nuclear Blast, simplesmente a maior gravadora de rock/metal do mundo, ao lançamento do quarto álbum, Black Heaven (o primeiro com vocais na maioria das faixas), o ano ainda será marcado por uma inédita e extensa turnê pela América Latina, entre outubro e novembro. No Brasil, serão quatro shows, com produção da Abraxas.

A perna brasileira da turnê começa dia 1º de novembro, em Florianópolis (SC, no Célula Showcase). Em seguida, no dia 2, o Earthless parte para Belo Horizonte (MG, Stonehenge Rock Bar), com São Paulo no dia 3 (SP, Fabrique Club) e Rio de Janeiro no dia 4 (RJ, Cais da Imperatriz) na sequência.

Black Heaven, o sucessor do alucinado From the Ages (2013), é um enorme passo dado pelo Earthless, mundialmente considerada uma das mais criativas bandas do heavy psych. A adição de vocais ao eletrizante rock psicodélico com nuances de krautrock e de stoner torna a proposta do power-trio norte americano mais visceral, incrementando o hard setentista com uma enxurrada de riffs e solos viajantes em jams cósmicas, sem nunca perder a vibe sessentista, do calmo ao hipnótico.

A banda, formada em 2001, é composta por Isaiah Mitchell (guitarra), Mike Eginton (baixo) e Mario Rubalcaba (bateria, também membro da consagrada banda de punk rock OFF!).

O primeiro álbum saiu em 2005, Sonic Prayer, uma coleção de jams pesadas que recebeu o prêmio de Melhor Álbum de Hard Rock no San Diego Music Awards de 2007. O segundo disco, Rhythms from a Cosmic Sky (2007), também foi indicado na mesma categoria no San Diego Music Awards de 2008, assim como o Earthless foi indicado na categoria de Melhor Banda de Hard Rock daquele ano.

O grupo conta ainda com um LP duplo gravado ao vivo no consagrado Roadburn Festival, na Holanda, em 2008, e já possui em seu currículo numerosas turnês pela América do Norte, Europa e Australia.