Fates Warning não acabou, mas não deve lançar mais nada

Em entrevista com o jornalista Joel Gausten, Mike Abdow, que é o guitarrista do Fates Warning e o compositor/produtor dos álbuns solo do cantor do Fates Warning, Ray Alder, discutiu o estado atual da banda. Quando perguntado sobre seus pensamentos sobre o futuro do Fates Warning, considerando as declarações recentes de Alder de que o guitarrista Jim Matheos não quer escrever novo material para a banda, Abdow deu a seguinte resposta: “Eu não estou a par de nada que Ray tenha dito em entrevistas. A banda não se separou. Gostaríamos de fazer turnês, mas há problemas de agenda com diversos membros”.

Ele continuou: “Quanto ao Jim talvez não querer seguir com novos discos do Fates Warning, isso é muito a decisão dele, e é o seu território lá. Eu respeito isso. Claro, eu gostaria de tocar mais com a banda e fazer mais discos. Tenho muita energia em mim. Jim está escrevendo muita música; todos os caras estão escrevendo muita música em diferentes bandas. Então, se ele não estiver sentindo uma coisa em particular, ele não vai fazer apenas para fazer. Eu não estou falando por ele, mas ele vai ser honesto e dizer: ‘Bem, não estou interessado em fazer isso agora’. Essa é a vibe que eu tenho disso, pelo que ouvi em entrevistas, e apenas por conhecê-lo. Eu respeito totalmente o que ele quer fazer.”

Alder revelou pela primeira vez que Matheos não queria escrever nova música para o Fates Warning em maio passado, enquanto promovia seu segundo esforço solo, “II”. Falando sobre sua decisão de continuar sua carreira solo, Alder disse na época: “Com o Fates, depois de fazermos o último álbum e o Jim dizendo que não quer mais escrever música para o Fates Warning, eu tenho que fazer alguma coisa. Sou cantor, não posso arrumar um emprego normal, a música é minha vida, tem sido minha vida desde os 16 anos. A primeira vez que eu cantei, acho que tinha 14 anos, na banda do meu irmão. Então é minha vida. Eu não sei o que mais faria de outra forma.”

Perguntado se não haverá mais música nova do Fates Warning no futuro, Ray disse: “Parece que não. Não posso falar pelo Jim. Claro que eu adoraria, e todos os outros também, mas neste momento eu não acho que o Jim queira compor mais para o Fates Warning.”

O Fates Warning, com John Arch nos vocais, lançou três álbuns (“Night On Bröcken” de 1984,  “The Spectre Within” de 1985 e “Awaken The Guardian” de 1986) que influenciaram bandas de prog metal como o Dream Theater, antes de Arch deixar o grupo e ser substituído por Alder.

A biografia do Fates Warning do renomado autor e jornalista Jeff Wagner, “Destination Onward – The Story Of Fates Warning”, foi lançada em julho de 2022.