Nightwish lança single ‘The Day Of…’ do álbum ‘Yesterwynde’

Os veteranos do metal sinfônico Nightwish lançaram “The Day Of…”, o segundo single do próximo álbum, “Yesterwynde”, com lançamento previsto para 20 de setembro de 2024 pela Nuclear Blast. Este é o décimo LP de estúdio da banda, dando sequência ao lançamento de “Human. :II: Nature.” em 2020.

O tecladista e principal compositor do Nightwish, Tuomas Holopainen, contou à revista Kerrang! sobre o primeiro single de “Yesterwynde”, uma música chamada “Perfume Of The Timeless”: “Quando tivemos a primeira reunião com a Nuclear Blast, falando sobre o novo álbum e os singles, eu disse a eles que o primeiro single seria uma música chamada ‘Perfume Of The Timeless’ e que ela tinha oito minutos e meio de duração, com o refrão entrando aos 3:30. E eles ficaram tipo, ‘Perfeito!’ Acho que isso tem a ver com o fato de termos um longo legado. Sabe, podemos fazer o que quisermos, e eu faço, mas isso diz algo sobre o fato de podermos fazer isso, quando ouvi que para o Spotify é bom que os vocais comecem depois de 15 segundos, ou as pessoas pulam; elas não têm mais tempo de atenção.”

Questionado se precisou ajustar seu estilo de composição porque “Yesterwynde” marca o primeiro álbum do Nightwish desde “Century Child” de 2002 sem o baixista/vocalista Marko Hietala, Tuomas disse: “Não, isso realmente não muda nada, exceto que agora tínhamos duas vozes em vez de três, apenas Floor [Jansen, vocalista principal] e Troy. Mas é isso – realmente não mudou muita coisa. E Jukka [Koskinen], o novo baixista, tem uma personalidade tão equilibrada que é muito fácil trabalhar com ele. E suas habilidades de baixo são incríveis, bem diferentes de como Marko tocava baixo, o que também trouxe um novo tempero para a música. Então só tenho coisas positivas a dizer sobre tudo isso.”

“Existem muitas bandas no mundo que não têm mais nenhum membro original”, continuou ele. “E acho que isso se resume ao fato de que se a música é boa, então é tudo o que importa, no final das contas. Talvez para algumas pessoas, certas bandas sejam tão sagradas que possam resistir se não tiverem certos membros, mesmo que a música seja boa, mas eu não penso assim. Eu apenas escuto a música, não o pessoal por trás dela. Isso é tudo que importa para mim.”