Opeth confirma que ainda está em processo de gravação do novo CD

Em entrevista para o Different Stages Radio, focada principalmente em seu projeto paralelo White Stones, o baixista do Opeth, Martín Mendéz, falou brevemente sobre o status do tão esperado novo álbum de estúdio da banda de metal progressivo. Questionado se o sucessor de “In Cauda Venenum” de 2019 está “pronto”, Martín disse: “Ainda está em processo”. Indagado sobre se ele terminou de gravar suas partes de baixo para o disco, Mendéz afirmou: “Ah, sim. Terminei”. Ao ser perguntado se os fãs do Opeth podem esperar ouvir algo novo antes do final do ano, Martín respondeu: “Acho que vocês vão ouvir algumas novidades em breve”.

No início deste mês, o líder do Opeth, Mikael Åkerfeldt, contou ao programa de metal grego TV War sobre o próximo álbum da banda: “O que posso dizer é que não fizemos um anúncio oficial de uma data de lançamento ou algo assim. Mas posso dizer que durante o ano e meio em que ficamos fora da estrada, não ficamos parados; estivemos trabalhando em coisas. Na verdade, muito trabalho aconteceu ao longo dos anos. Mas ainda vamos manter as cartas perto do peito por mais algum tempo. Mas, quero dizer, sim, haverá coisas chegando em algum momento”.

Åkerfeldt também falou sobre seu processo de composição, explicando: “Quando escrevo música, na maioria das vezes, no melhor cenário para mim, tenho uma ideia do que quero fazer. Mas geralmente é difícil para mim seguir essa ideia, porque eu escrevo música, é muito fluxo de consciência de certa forma. Eu apenas escrevo… Então eu escrevo rápido. E decido rápido o que é bom, o que é lixo, o que manter e o que jogar fora e esse tipo de coisa. E no final, é tipo, ‘Hmm, [eu não] me lembro de ter escrito essa música’. Então eu realmente não sei como funciona. Mas geralmente sou provocado por uma ideia que quero experimentar… Eu tento tudo e tento, por assim dizer, polir cocô, se você me entende. Posso ter uma ideia, como ouvir algo que é bom, mas soa muito ruim para mim. Eu ainda continuo trabalhando nisso por um tempo e depois, três semanas depois, eu estou tipo, ‘Ainda é uma merda. Vou jogar fora’. Mas tenho que esgotar todas as ideias”.