Raven é uma das atrações do festival Setembro Negro em SP

Um dos nomes mais viscerais do Heavy Metal ainda em atividade, o Raven é mais uma das bandas que abrilhantam a 14ª edição do Setembro Negro Fest. O trio toca no domingo (4/9). 

Conhecidos por suas performances eletrizantes em cima do palco – o que rende muitos elogios de quem os assiste ao vivo – o Raven foi formado em Newcastle/Inglaterra, em 1974, e de lá pra cá não pararam de lançar álbuns e sair em turnês mundo afora. 

Pra quem não sabe, em 1983 o Metallica divulgava seu disco de estreia, “Kill Em All”, e com ele foram convidados a abrir a tour do disco “All For One” do Raven, o que se tornou uma das mais lendárias turnês da história do Metal, a ‘Kill Em All For One’ – quem viu relatou que saiu de lá atordoado. 

Em quase cinquenta anos de estrada, são 14 álbuns de estúdio, 7 EP’s, 3 álbuns ao vivo, entre outros lançamentos. Seus maiores clássicos são “Rock Until You Drop” (1981), “Wiped Out” (1982) e “All for One” (1983). 

Seu trabalho mais recente é “Metal City”, lançado em 2020, e bastante elogiado. No dia 30 de setembro eles irão lançar mais uma coletânea, “Leave ´Em Bleeding”, uma compilação de material mais recente. A formação do Raven traz os irmãos e fundadores, John Gallagher (baixo e vocal), Mark Gallagher (guitarra e backing vocals) e Mike Heller (bateria, também bateria do Fear Factory).

No Brasil, Rock Brigade Records e a Voice Music relançaram os álbuns clássicos da banda. Foi  o caso de “All For One”, “Rock Until You Drop” e “Wiped Out”, dentro da série Rare Archives Neat Series. 

A 14ª edição do festival traz bandas de vários estilos, como Heavy Metal, Death Metal, Thrash Metal, Black Metal, GrindCore, Gothic, Sludge e Doom Metal. Ao todo são 30 bandas, 03 dias, sendo 10 bandas por dia.

Fotos: Divulgação