Saxon, Skid Row, Motörhead ganham novas edições no Brasil

A parceria entre Wikimetal e Oporto da Música está trazendo mensalmente ao mercado brasileiro uma variedade de discos clássicos de rock e metal que antes nunca tinham sido disponibilizados em CD ou eram difíceis de encontrar no país, vários deles em edição especial com slipcase. 

Lançado em 1979, “Saxon” é o primeiro trabalho do grupo e foi gravado no Livingston Recording Studios, em Londres. O quarto disco “Denim and Leather” (1981) foi o último com a formação clássica, já que o baterista Pete Gill deixaria a banda devido a uma lesão na mão, depois ingressando no Motörhead. Já o sucessor “Power & the Glory” (1983) é o primeiro álbum com o baterista Nigel Glockler e um dos primeiros do power metal com letras relacionadas à guerra e batalhas. 

“Slave to the Grind” (1991), segundo projeto do Skid Row, foi o primeiro disco de heavy metal a alcançar o topo da Billboard 200. O lançamento de “I Hear Black” marcou uma fase de transição para o Overkill, apresentando o baterista Tim Mallare. O álbum destaca uma mudança para um estilo mais groove metal, fortemente influenciado pelo Black Sabbath. 

“New Found Power” é o único trabalho disponibilizado pelo Damageplan, contando com participações especiais do vocalista Corey Taylor e dos guitarristas Jerry Cantrell e Zakk Wylde. É também a última participação em estúdio de Dimebag Darrell antes de seu assassinato em 2004. 

Immolation foi formada após o fim do grupo Rigor Mortis em 1986, composto por Andrew Sakowicz (baixo, voz), Dave Wilkinson (bateria) e Robert Vigna (guitarra). Depois de Sakowicz ser substituído por Ross Dolan em 1988, a banda divulgou em 1991 o primeiro álbum Dawn Of Possession. 

O décimo segundo disco do Motörhead, “Sacrifice”, é notável por ser o segundo e último com a formação composta por Lemmy, Phil Campbell, Würzel e Mikkey Dee. “Demons and Wizards” é o quarto projeto do Uriah Heep, lançado em 1972. Durante a turnê americana, o neozelandês Gary Thain e o baterista Lee Kerslake se tornaram membros permanentes do grupo. Embora tenham perdido o principal compositor Jason Newsted para o Metallica, os thrashers do Arizona, Flotsam & Jetsam, evitaram a crise do segundo álbum com “No Place for Disgrace”.