Shavo Odadjian, System of a Down, finaliza 1º álbum solo

O baixista do System of a Down, Shavo Odadjian, compartilhou mais uma prévia de seu próximo álbum solo de estreia. O músico armênio-americano de 49 anos, nascido Shavarsh Odadjian, está trabalhando no álbum com o guitarrista do Winds Of Plague, Michael Montoya (também conhecido como Morgoth Beatz), um produtor e compositor que já colaborou anteriormente com Travis Barker, JuiceWrld, Lil Xan, Jonathan Davis, Issues e muitos outros.

Na sexta-feira, 21 de julho, Odadjian postou um pequeno vídeo do estúdio de gravação no Instagram e incluiu a seguinte mensagem: “Aqui está mais um trecho do meu disco solo. Trabalho em andamento. Está quase pronto…”

Em abril passado, Odadjian falou ao programa “Wired In The Empire” da rádio 96.7 KCAL-FM sobre seu álbum solo, dizendo: “Comecei este projeto solo com o MorgothBeatz; ele é meu produtor e também é o guitarrista do grupo. E é chamado Shavo, mas é pesado. Estou voltando às minhas raízes – nada de hip-hop. Acredito que está sendo o mais pesado que já fiz, e está fluindo naturalmente. Temos uma faixa com – vou dizer – Jonathan Davis [do Korn],” revelou Shavo. “Estou trabalhando nessa agora. Já temos os refrães e a primeira estrofe, e vou fazer um pequeno interlúdio, e acho que já temos essa música. É a faixa de número 12. Então já temos 12 músicas no álbum solo. Estou muito animado com isso.”

O System of a Down tem feito turnês esporádicas desde o fim do hiato em 2011, mas só conseguiu gravar duas músicas nos últimos 17 anos, “Protect The Land” e “Genocidal Humanoidz”. Lançadas em novembro de 2020, as faixas foram motivadas pelo conflito entre Artsakh e Azerbaijão, com todos os lucros sendo destinados a esforços humanitários na terra ancestral do Armenia do System of a Down. Juntamente com outras doações dos fãs em suas páginas sociais, eles arrecadaram mais de US$ 600 mil.

Em 2018, o guitarrista do System of a Down, Daron Malakian, acusou publicamente o cantor Serj Tankian de não querer gravar, com Tankian respondendo que problemas criativos e financeiros com Malakian levaram ao impasse. Em uma mensagem no Facebook, Tankian escreveu que Malakian queria controlar o processo criativo da banda, receber mais dinheiro dos direitos autorais e ser o único membro da banda a falar com a imprensa.