Teemu Mäntysaari sobre entrada no Megadeth: ‘Nunca pensei’

Em entrevista à revista Guitar World, o guitarrista Teemu Mäntysaari falou sobre sua entrada no Megadeth. O músico finlandês de 37 anos substituiu em setembro passado o veterano guitarrista do Megadeth, Kiko Loureiro, que anunciou no início do mês que se afastaria da próxima etapa da turnê “Crush The World” para ficar em casa com seus filhos. Mais tarde, foi revelado que Mäntysaari continuaria tocando guitarra para o Megadeth pelo futuro próximo.

“Nunca pensei que algo assim aconteceria comigo”, disse Mäntysaari à revista. “Mas, ao mesmo tempo, sempre senti que estar preparado era importante caso uma grande banda como essa me chamasse.”

Mäntysaari nasceu em Tampere, Finlândia, e começou a tocar guitarra aos 12 anos. Em 2004, entrou na banda Wintersun. Também é membro do Smackbound desde 2015.

Sobre sua preparação para a forma como abordou as músicas do Megadeth, Teemu disse: “Nós observávamos os pequenos detalhes de como eles tocam, os climas e o lado técnico. Conversamos muito sobre o que Dave [Mustaine, líder do Megadeth] quer projetar, escolhendo direções, estando muito ciente do down-picking, alternate picking e, em muitas músicas, ciente de ambos. Também falamos sobre coisas como abafamento, o fluxo das músicas, criação de contraste, posições das mãos e tentar acertar as dedilhações, o que eu gosto de fazer. Há um pouco de trabalho de detetive envolvido, e obter essa informação da fonte, de Dave, foi incrível.”

No início deste mês, Mustaine disse à rádio brasileira A Rádio Rock sobre como Teemu acabou conquistando a vaga no Megadeth: “Kiko recomendou Teemu, e Teemu é um guitarrista excepcional. Kiko estava no auge quando isso aconteceu, então obviamente ficamos desapontados, mas é o que é. Se Kiko tivesse dito ‘Não conheço ninguém, e você está por conta própria’, teria sido muito mais difícil. Mas Teemu é o cara certo para o Megadeth. E Kiko sabe que Teemu é o cara certo para mim. Então, na verdade, ele nos fez um grande favor, e eu o amo e desejo a ele o melhor em tudo que ele fizer.”