Dave Mustaine explica por que ainda é fã do Diamond Head
No último episódio de “Vinyl Obsession” da AXS TV, Dave Mustaine do Megadeth se junta ao apresentador Eric Young para falar sobre tudo relacionado à música, incluindo alguns dos álbuns que o inspiraram ao longo dos anos. Uma das escolhas de Dave é “Lightning To The Nations”, o LP de estreia da banda britânica de heavy metal Diamond Head.
Ao falar sobre o álbum, Dave disse: “Um dos primeiros discos que escolhi… Qualquer fã de metal que se respeite e que saiba algo sobre Dave Mustaine, Megadeth ou Metallica, nesse caso, sabe o quão importante Diamond Head foi. Eles foram chamados de os sucessores naturais do Led Zeppelin no NME [publicação respeitada do Reino Unido]. Para mim, isso é um grande elogio. Eu amava a música porque era baseada em riffs, e não em acordes. Compositores americanos estavam escrevendo muitas músicas com acordes, enquanto os europeus, predominantemente os do Reino Unido, estavam criando riffs. E um riff é simplesmente uma melodia que é tocada repetidamente. Então, tem que ser muito bom ou se torna algo monótono.”
Ele continuou: “Diamond Head foi uma das primeiras bandas que vi tocando uma música que eu entendia e que eu queria tocar. E quando eu estava no Metallica, foi quando estávamos basicamente descobrindo Diamond Head com mais intensidade. Lars [Ulrich, baterista do Metallica] passou muito tempo com os caras do Diamond Head, e essa banda foi tão influente para mim e para os caras do Metallica que há sete músicas no verso deste disco. E no lado A, temos ‘Lightning To The Nations’, ‘The Prince’ e ‘Sucking My Love’. Nós tocamos ‘The Prince’ e ‘Sucking My Love’. E no lado B estão ‘Am I Evil?’, ‘Sweet And Innocent’, ‘It’s Electric’ e ‘Helpless’. Tocamos ‘Am I Evil?’, ‘It’s Electric’ e ‘Helpless’. São cinco músicas deste álbum que tocamos no Metallica, e muita gente pensava que eram canções originais, porque não saíamos por aí explicando a todos: ‘Ei, essas músicas são incríveis, e você provavelmente vai pensar que são nossas, mas não vamos te contar isso. Vamos dar crédito a quem merece.’ Não, não. Vamos ficar quietos e deixar você pensar que somos incríveis.”
“E é assim que Diamond Head entrou no meu radar e por que eu gosto desses caras”, acrescentou Mustaine. “E o vocalista do Diamond Head que criou todas essas músicas incríveis no início era um cara chamado Sean Harris. E Sean e Brian [Tatler, guitarrista do Diamond Head] não se dão mais bem. Por algum motivo, acho que Sean pensou que sua mãe seria uma boa empresária. E ela ajudou a administrar a banda, e foi isso.”

