John Ricci, ex-guitar do Exciter, lança sua nova banda Powerrage
O ex-guitarrista do Exciter, John Ricci, lançou uma nova banda chamada Powerrage. Juntam-se a ele no grupo o baixista Todd Pilon (ex-integrante do Witchkiller), o vocalista Jacques Belanger (que anteriormente cantou em três álbuns do Exciter: “The Dark Command” [1997], “Blood Of Tyrants” [2000] e “New Testament” [2004]) e o baterista Lucas Dery. Um novo lançamento de disco está programado para meados de 2025.
Seis anos atrás, o baixista do Exciter, Allan Johnson, falou ao The Metal Voice sobre a saída de Ricci em setembro de 2018. Desde então, o guitarrista foi substituído por Daniel Dekay, que anteriormente tocou com a banda Diemonds. Questionado sobre o motivo de Ricci ter decidido deixar o Exciter novamente, Allan disse: “Bem, isso ainda é um pouco misterioso. Não o vimos nem conversamos diretamente com o John desde que aconteceu. Voltamos do nosso show em Singapura, e começamos a trocar e-mails, e John simplesmente disse que estava meio cansado e queria sair. Dan [Beehler, baterista/vocalista] e eu ficamos bem surpresos com isso. A primeira coisa que eu disse foi que temos shows no ano que vem — shows provisórios; nada concreto — alguns se aproximando. Eles começam a aparecer bem rápido nessa época do ano para 2019. Então, John disse: ‘Você e Dan podem fazer os shows sem mim.’ E foi basicamente isso. Ele não deu uma razão sólida. Não sei o que ele quis dizer com ‘cansado’, mas foi o que ele disse. Eu confirmei com ele: ‘Você tem certeza disso?’ E ele respondeu: ‘Sim, estou definitivamente fora.'”
Ricci já havia deixado o Exciter em 1985, após o lançamento dos três primeiros álbuns clássicos da banda — “Heavy Metal Maniac” (1983), “Violence & Force” (1984) e “Long Live the Loud” (1985).
“É engraçado porque a primeira coisa que eu disse a Dan quando o avisei [que John tinha saído] foi que eu mandei uma mensagem dizendo: ‘Adivinha — é 1985 novamente,'” disse Allan. “E ele disse: ‘O quê? O quê?’ Tipo, o que está acontecendo? É engraçado — é como um déjà vu. [Em 1985], voltamos de uma turnê nos EUA e John disse: ‘Estou fora. Chega. Não quero mais fazer isso.’ E nós ficamos, tipo, ‘Bem, temos uma turnê na Alemanha. O que você quer fazer?’ E ele disse: ‘Façam sem mim.’ Então, naquela época, chamamos nosso antigo guitarrista, Brian McPhee, de uma banda com a qual Dan e eu tocamos antes de estarmos no Exciter. Então foi um déjà vu total. Só que desta vez temos a oportunidade de fazer as coisas melhor do que fizemos em ’85. E com Dekay a bordo, acho que definitivamente vamos conseguir fazer isso.”

