Geezer Butler admite uso de IA nas demos de seu próximo álbum solo
Durante uma sessão de perguntas e respostas na 2025 Steel City Con, que foi realizada de 5 a 7 de dezembro de 2025 em Monroeville, Pensilvânia, o lendário baixista do BLACK SABBATH, Geezer Butler, foi questionado se ele tem mais álbuns solo guardados. Ele respondeu: “Oh, puxa. Eu tenho toneladas de material. Desde que terminamos o último show do SABBATH em Back To The Beginning em julho de 2025, eu tenho apenas revisado todo o material que escrevi desde os anos 80 em diante e atualizado tudo. E o que me segurava antes era que eu não tinha um cantor quando estou em casa, mas a inteligência artificial surgiu. [Risos] Então todas as minhas músicas agora, eu as atualizei e estou usando um cantor de IA para trazer à tona todas as letras. Assim, agora posso levar para os cantores com quem vou trabalhar e dizer, ‘Isso é o que eu quero no álbum’, para que eles tenham uma ideia melhor. Antes eu estava apenas, tipo, tocando um riff de baixo ou algo assim, dizendo, ‘Você pode cantar sobre isso?’. E eles diziam, ‘Sim’. [Risos] Mas é muito melhor agora, porque você pode sentar no seu estúdio e fazer tudo em IA e depois levar para músicos de verdade e deixá-los assumir o controle. Isso realmente me ajudou. Muita gente acha que é trapaça.”
Ao ser questionado sobre como é seu processo de composição, Geezer disse: “Com o SABBATH — SABBATH, nós sentávamos em uma sala juntos e apenas fazíamos jams e jams até que alguém surgisse com algo com o qual pudéssemos trabalhar. Assim que tivéssemos um bom riff para compor, terminávamos a parte musical. Ozzy Osbourne, vocalista do SABBATH, cantava sua linha vocal e então eu escrevia as letras. Então vinha principalmente de jams.”
Os anos noventa foram um período de testes para muitos dos líderes icônicos do rock dos anos setenta. A era da nostalgia, que agora é uma indústria própria, ainda não havia realmente ganhado destaque e muitos dos músicos que estavam lá no início do rock foram deixados lutando enquanto a nova década chegava e uma onda inovadora e fresca de rock alternativo dominava o mundo da música.
1995 viu o lançamento do primeiro álbum solo de Geezer, “Plastic Planet”, seguido em 1997 por “Black Science”, com “Ohmwork” completando a trilogia em 2005. Em outubro de 2020, todos os três álbuns foram disponibilizados pela primeira vez em vinil via BMG, com ambos CD e LP usando artes de capa recém-atualizadas.

