Bill Ward, do Black Sabbath, está gravando dois novos álbuns solo
O baterista do BLACK SABBATH, Bill Ward, contou à rádio 99.1 KLBP-FM em Long Beach, EUA, sobre seus planos de lançar novas músicas solo nos próximos meses.
“Estivemos no estúdio. Temos vivido no estúdio, é o que temos feito. E temos dois álbuns que estão quase prontos. E nós vamos lançá-los. E estamos finalizando. Temos que voltar ao estúdio em cerca de mais uma semana. E temos quatro dias restantes para terminar nossas overdubs finais para o álbum mais novo que será lançado. E ainda não o mixamos. Mas faremos isso também.”
Sobre sua abordagem na composição de suas próximas duas canções, Ward disse: “Eu simplesmente deixei tudo ir. Basicamente, eu não dou a mínima, e acho que isso aparece no disco. Não tenho nada para me gabar. Eu queria tocar algo que toca em meu coração e depois sai da minha alma. Eu queria tocar algumas coisas que me mantêm acordado à noite. E tentei crescer mais como pianista e crescer mais como baterista e crescer mais como baixista. Então, basicamente, escrevi grande parte do trabalho de baixo e todo o trabalho de piano nas novas músicas. E isso tem sido ótimo para mim. Estou tentando crescer como músico. Mas, como eu disse, eu realmente não dou a mínima mais em termos de ser preciso sobre minha linhagem ou coisas assim. E estou tocando provavelmente um pouco mais de jazz do que talvez teria feito em álbuns anteriores. Estou xingando muito. Estou usando muitos palavrões neste novo disco, nestes novos discos. Mas os palavrões parecem funcionar muito bem. É tipo, sim, isso é o que estou dizendo sobre o que quer que esteja em minha vida.”
Ele continuou: “É muito sincero. Fiz algo em que sinto que abandonei meu eu crítico. Sinto que abandonei a pessoa que precisa ter medo de não se arriscar um pouco. Então eu disse a esse cara: ‘Escute, sente-se e pegue uma cadeira, porque vamos sair e vamos correr mais riscos.’ E então corri muito mais riscos nestes novos discos, indo mais longe em alguns lugares. Alguns exemplos — vou dar um pequeno exemplo. Uma das faixas, não do primeiro álbum a ser lançado, mas do próximo álbum que será lançado depois desse, estou falando sobre quando passei um tempo tocando nos cemitérios da ‘Aston Church’. Quando eu era criança, eu era coroinha na ‘Aston Church’. ‘Aston Church’, a propósito, fica a cerca de 200 jardas do ‘Villa Park’, que é onde nós [formação original do BLACK SABBATH] vamos tocar em julho. E eu não sabia que iríamos tocar em julho quando escrevi essa música. Eu queria escrevê-la porque tenho passado algum tempo pensando sobre meus anos de infância em Aston, e tenho voltado para lá. E então uma das canções é sobre ser criança e brincar nos cemitérios e arredores. E tentei encapsular isso, e acho que é uma música muito boa. E ainda é uma coisa meio metal. Meu bom amigo Dave Lombardo [SLAYER] está tocando nessa faixa específica. Havia algumas baterias que eu sabia que Dave poderia tocar muito melhor do que eu, então não me importo de recuar às vezes. Eu toco bateria em praticamente — não sei — 80 por cento de todos esses discos que estou fazendo, mas adoro trabalhar com músicos convidados, pessoas convidadas, bateristas convidados, baixistas, guitarristas. Adoro isso. Adoro interagir com diferentes músicos. Então tem sido uma bênção para mim.”
Perguntado se sua nova música seria lançada sob o nome BILL WARD BAND, o baterista esclareceu: “Não, será apenas Bill Ward. No entanto, para ser preciso, ainda temos material do BILL WARD BAND que ainda não foi lançado. E um dia o lançaremos.”
Ward, junto com o resto da formação original do BLACK SABBATH — o vocalista Ozzy Osbourne, o guitarrista Tony Iommi e o baixista Geezer Butler — fará seu show final neste verão. Intitulado ‘Back To The Beginning’, o show beneficente será realizado no ‘Villa Park’ em Birmingham, Reino Unido, em 5 de julho. O apoio no show virá de METALLICA, SLAYER, PANTERA e muitos outros.

