Brian May, do Queen, sofreu um AVC, mas se recupera bem

O guitarrista do Queen, Brian May, revelou que recentemente sofreu um AVC que não foi tão grave. Embora o episódio tenha inicialmente deixado a lenda do rock, de 77 anos, incapaz de usar o braço esquerdo, ele já recuperou movimento suficiente para poder tocar música novamente.

“A boa notícia é que eu consigo tocar guitarra após os acontecimentos dos últimos dias”, disse ele em um vídeo postado em 4 de setembro. “Eu digo isso porque havia uma dúvida, já que aquele pequeno problema de saúde que mencionei aconteceu há cerca de uma semana, e o que eles chamaram de foi um pequeno AVC. De repente — do nada — eu não tinha nenhum controle sobre este braço. Então foi um pouco assustador, tenho que admitir.”

May foi levado às pressas para o Hospital Frimley Park, em Camberley, Surrey, onde recebeu “o atendimento e cuidados mais fantásticos; com luzes azuis piscando e tudo, muito emocionante.”

Brian continuou dizendo que não queria tornar público o seu pequeno AVC na época “porque eu não queria que houvesse nada em volta disso. Eu realmente não quero que sintam pena. Por favor, não façam isso, porque vai encher minha caixa de entrada, e eu odeio isso. A boa notícia é que estou bem. Estou apenas fazendo o que me mandaram, que basicamente é nada. Estou de repouso, não posso sair, dirigir, pegar um avião, nem posso aumentar muito a frequência cardíaca. Mas estou bem.”

O AVC de May ocorreu quatro anos após ele ter tido um “pequeno” ataque cardíaco. Na época, ele disse que ficou chocado ao perceber que não era tão saudável quanto pensava e que esteve “muito perto da morte”. Ele descobriu que três artérias estavam “congestionadas e em perigo de bloquear o fornecimento de sangue para o coração”, e, em seguida, fez uma cirurgia para colocar três stents — pequenos tubos para manter as artérias abertas.

Quatro anos e meio atrás, May precisou ser hospitalizado após ter rasgado os músculos das nádegas “em pedaços” enquanto fazia jardinagem. Como resultado, ele desenvolveu uma ciática grave e sofreu o que mais tarde descreveu como um “pequeno ataque cardíaco” devido à medicação. May então teve uma forte reação à medicação para o coração e quase morreu. Mais recentemente, Brian passou por uma cirurgia de catarata.