Box do Whitesnake tem demo de Coverdale pro Purple de 1972

David Coverdale era um cantor-compositor relativamente desconhecido de 21 anos quando se juntou ao Deep Purple em 1973. Ele gravou três álbuns clássicos ao lado do conjunto antes de embarcar em sua jornada musical alguns anos depois com sua banda, Whitesnake.

Coverdale está celebrando o 50º aniversário de sua estreia no Deep Purple este ano com uma versão especial de “The Purple Album”, uma homenagem do Whitesnake aos seus três anos de colaboração com o lendário grupo. Esta edição recém-remixada, remasterizada e expandida do álbum de 2015 inclui gravações inéditas anteriormente, incluindo a própria demo que garantiu o lugar de Coverdale no Deep Purple.

“The Purple Album: Special Gold Edition” chega em 13 de outubro como um conjunto de 2 CDs/Blu-ray e um conjunto de 2 LPs em vinil dourado resplandecente. O novo remix de “Burn” está disponível em formato digital.

Coverdale gravou “The Purple Album” com o guitarrista Reb Beach, o baixista Michael Devin, o guitarrista Joel Hoekstra (em seu primeiro álbum com o Whitesnake) e o baterista Tommy Aldridge, que retorna a um álbum de estúdio do Whitesnake pela primeira vez desde “Slip Of The Tongue” de 1989.

A banda selecionou pérolas de “Burn” (1974), “Stormbringer” (1974) e “Come Taste The Band” (1975), entregando interpretações inspiradas de favoritos dos fãs como “Lay Down Stay Down”, “Lady Double Dealer” e “You Keep On Moving”.

A versão de 2 CDs/Blu-ray de “The Purple Album: Special Gold Edition” vai além do original com a adição de gravações ao vivo e vídeos de shows da The Purple Tour (“The Gypsy”, “Mistreated”), vídeos musicais oficiais (“Sail Away”, “You Fool No One”) e uma variedade de materiais inéditos, incluindo seis mixagens alternativas das faixas do álbum. O Blu-ray também oferece um olhar por trás das cenas sobre a criação do álbum e um comentário faixa por faixa feito por Coverdale.

Uma adição emocionante à coleção iminente é a demo de quatro músicas que Coverdale enviou ao Deep Purple, na esperança de se tornar o próximo cantor da banda. Gravada em 1972 com sua antiga banda, The Fabulosa Brothers, a fita de rolo a fita foi extensivamente restaurada depois que Coverdale a encontrou entre os pertences de sua falecida mãe.

Nas notas do encarte do álbum, Coverdale diz: “Eu não fazia ideia de que minha mãe tinha a fita… Para mim, abrir o baú de itens pessoais da minha mãe, 30 anos após a sua partida, foi um presente do céu.”

A coleção também apresenta várias demos que Coverdale gravou enquanto trabalhava em músicas para o álbum “Stormbringer” do Deep Purple em 1974.