Morre Doug Ingle, último fundador ainda vivo do Iron Butterfly

Doug Ingle, membro fundador, organista, principal compositor e vocalista do Iron Butterfly, morreu aos 78 anos.

A notícia de sua morte foi compartilhada por seu filho, Doug Ingle Jr., que escreveu nas redes sociais: “É com o coração pesado e muita tristeza que anuncio a morte do meu pai, Doug Ingle. Pai faleceu pacificamente na noite de sexta-feira [24 de maio] na presença da família. Obrigado pai por ser um pai, professor e amigo. Guardo memórias carinhosas de amor que levarei pelo resto dos meus dias nesta jornada da vida. Te amo, pai.”

Ingle era o último membro original sobrevivente do Iron Butterfly, a banda americana de rock psicodélico mais conhecida pelo hit de 1968 “In-A-Gadda-Da-Vida”.

Em julho de 1968, o Iron Butterfly lançou seu primeiro LP, “Heavy”, e saiu em turnê com bandas como The Doors, Cream e The Who, enquanto o álbum permaneceu na parada da Billboard por quase um ano. O segundo lançamento deles, em julho de 1968, foi o monumental “In-A-Gadda-Da-Vida”. A faixa-título de 17 minutos ajudou o álbum a vender mais de 30 milhões de cópias, e uma versão de três minutos da música se tornou um hit Top 40.

“In-A-Gadda-Da-Vida” foi famosa por um cover do Slayer na trilha sonora do filme “Less Than Zero”.

Em 2012, o guitarrista Larry “Rhino” Reinhardt, que integrou o Iron Butterfly durante as décadas de 1970 e 1980, faleceu. No final daquele ano, Lee Dorman, que tocava baixo em seus discos mais importantes, também faleceu. Já o baterista de longa data do Iron Butterfly, Ron Bushy, morreu em agosto de 2021 aos 79 anos.