Música inédita de Dio estará em box que sairá em 2024

Uma música inédita de Ronnie James Dio, na qual o guitarrista Doug Aldrich estava trabalhando com o lendário cantor de heavy metal antes de sua morte em 2010, será incluída em uma próxima coleção de gravações nunca antes ouvidas e obscuras de Dio. A faixa foi escrita durante as sessões para “Magica II” de Dio, uma sequência de “Magica” de 2000 que ficou inacabada quando Ronnie morreu em 2010. Outra faixa de “Magica II”, intitulada “Electra”, entrou no álbum “The Very Best of Dio Vol 2”, de 2012.

Em uma nova entrevista à rádio rock KFMA Rock 102.1 de Tucson, a viúva e empresária de longa data de Ronnie, Wendy Dio, falou sobre a próxima compilação, dizendo: “Estou trabalhando em um álbum de coisas inéditas ou coisas que as pessoas não ouviram recentemente, coisas que eram um pouco obscuras do Ronnie. Estou trabalhando para juntar tudo isso. E temos uma música inédita na qual Doug Aldrich estava trabalhando com Ronnie pouco antes de ele falecer. E essa música estará no álbum”.

Ronnie James Dio, mais conhecido por seu trabalho com Black Sabbath, Rainbow e Dio, morreu de câncer de estômago em maio de 2010, aos 67 anos.

Em julho de 2021, Wendy confirmou que havia “cerca de três músicas” de Dio que eventualmente poderiam ver a luz do dia. 

“Na verdade, há cerca de três músicas que Ronnie estava trabalhando. Tinha uma música com [o ex-baixista do Dio e Rainbow] Jimmy Bain antes de Jimmy falecer. Craig [Goldy, ex-guitarrista do Dio] estava trabalhando em uma música juntamente com ele, estavam trabalhando em alguns materiais e isso acabou sendo deixado de lado. E acho que a última coisa em que Ronnie estava trabalhando era com Doug Aldrich. Todas essas coisas estão guardadas em um cofre. Eu tenho que ir até o cofre… Estamos tomando as medidas necessárias ― estamos categorizando e listando tudo. E Wyn Davis, que era o engenheiro de som de Ronnie, é a única pessoa em quem realmente confio para fazer isso. Então ele vai lá, passa por tudo, e vai ouvir essas músicas e me dizer se elas seriam aprovadas por Ronnie. Porque Ronnie era um perfeccionista, então tem que ser algo que Ronnie aprovaria. Não vamos lançar algo só porque tem o nome de Ronnie; isso não é o que Ronnie queria, e eu nunca faria isso com ele. Mas se as letras estiverem lá e Ronnie tiver cantado as partes, sempre podemos fazer a banda tocar a música. Mas temos que garantir que seja cantado adequadamente”.

As memórias de Dio, “Rainbow In The Dark: The Autobiography”, foram lançadas em julho de 2021 pela Permuted Press.O livro foi escrito com o amigo de longa data de 30 anos e renomado escritor de música Mick Wall, que assumiu a tarefa após a morte de Ronnie.

“Dio: Dreamers Never Die”, o primeiro documentário abrangente da carreira sobre a vida e os tempos de Ronnie James Dio, será lançado em DVD e Blu-Ray em setembro próximo.