Seria esse o fim do Children of Bodom?

No domingo (15), o Children of Bodom se apresentou em Helsinque, Finlândia, no show batizado de A Chapter Called Children Of Bodom. Este foi o último show de Jaska Raatikainen (bateria), Henri Seppälä (baixo) e Janne Wirman (teclado) com a banda. O trio já havia soltado um comunicado oficial informando que deixaria o grupo após esta apresentação.

Confira um trecho desse último show, filmado por fãs:

“Depois de quase 25 anos com o Bodom, milhares de shows e 10 álbuns, é hora de Henkka, Janne e Jaska mudarem o direcionamento de suas vidas”, informou o comunicado do Children of Bodom sobre a saída tripla.

De qualquer modo, aparentemente essa mudança não é tão simples quanto parece e uma briga pelo nome da banda pode virar uma batalha judicial. Legalmente, Alexi Laiho, vocalista, guitarrista, principal compositor e líder da banda, não pode usar o nome Children of Bodom sem a expressa autorização de Jaska Raatikainen, Henri Seppälä e Janne Wirman.

“A decisão de acabar com o formato atual da banda veio dos outros caras, que diziam que não queriam mais continuar”, declarou Alexi Laiho. “Houve razões familiares nesta história e respeito a decisão deles. Tivemos muitos desentendimentos internos na banda e admito que a maioria deles foi por minha culpa. Mas aí começaram os mal-entendidos e a coisa piorou.”

O caldo desandou de vez na turnê pela Rússia, em outubro último, quando a impressão que se tinha é que o grupo iria se separar na estrada e sequer iria terminar a turnê. No final das contas, os músicos decidiram cumprir todos os compromissos até esse último show na Finlândia, acontecido neste fim de semana.

Ainda que a Justiça ainda não tenha decidido sobre o uso do nome Children of Bodom, Laiho já providenciou uma nova formação da banda junto com o guitarrista Daniel Freyberg, mas os nomes dos novos músicos ainda não foram anunciados.

O último álbum da banda, intitulado Hexed, foi lançado em março de 2019 via Nuclear Blast.