Trail of Tears retorna com single inédito após 10 anos de silêncio

Pioneiros do gothic metal norueguês, Trail of Tears estão de volta após mais de uma década de silêncio. Seu retorno começa com a faixa-título, “Winds Of Disdain”, do próximo EP de mesmo nome, previsto para lançamento em 24 de maio pela The Circle Music.

O single “Winds Of Disdain” canaliza a escuridão da pandemia e a perspectiva sombria da sociedade atual, tudo entregue com o característico som dark gothic metal do Trail of Tears.

A música conta com os vocais marcantes de Ailyn Giménez García, ex-integrante da banda de symphonic metal Sirenia. Ao lado da voz poderosa de Ailyn, o membro fundador Ronny Thorsen traz seus growls distintos. O restante da banda conta com uma base sólida: Runar Hansen nas guitarras, Nicolay Jørni Johnsen nas guitarras e programação e Endre Moe no baixo. “Winds Of Disdain” marca o primeiro lançamento da banda em mais de 10 anos e representa um novo capítulo para o Trail of Tears. Eles assinaram um contrato multifacetado com a The Circle Music, que verá o lançamento do EP “Winds Of Disdain”, um álbum completo e reedições em vinil de todos os seus sete álbuns anteriores, começando com a estreia icônica de 1998, “Disclosure In Red”.

“Estamos finalmente prontos para compartilhar os resultados do nosso trabalho desde o anúncio do nosso retorno em 2020”, disse Ronny Thorsen, fundador e vocalista do Trail of Tears. “Estamos animados para compartilhar nosso primeiro single e videoclipe com vocês – e esperamos vê-los em shows ao vivo em breve!”

Formada em 1997, o Trail of Tears rapidamente ganhou elogios com seu álbum de estreia “Disclosure In Red” e turnês incessantes ao lado de bandas como Tristania e Cradle Of Filth. Ao longo da década seguinte, eles lançaram uma série de álbuns de sucesso, cada um apresentando sua mistura de melodias obscuras, vocais marcantes e riffs pesados. A banda também passou por mudanças de formação, com o membro fundador Ronny Thorsen como uma constante.

Apesar do sucesso de crítica e comercial, o Trail of Tears entrou em hiato em 2013. No entanto, 2020 viu um ressurgimento para a banda. Thorsen liderou uma reformulação, reunindo membros originais e colaboradores de longa data, completados por Ailyn.