Clássico do G.B.H. é lançado no Brasil com novidades

Originalmente lançado em 1983, City Baby’s Revenge: 101 Ways to Kill a Rat é o sucessor do primeiro EP (Leather, Bristles, Studs, and Acne, 1981) e do primeiro álbum (City Baby Attacked by Rats, 1982) do G.B.H. — ambos os títulos lançados em CD no Brasil por Voice Music e Rock Brigade Records em 2021. 

A exemplo desses, City Baby’s Revenge retorna às lojas trazendo encarte completo com todas as letras, som remasterizado e seis bonus tracks. No repertório, destacam-se Diplomatic Immunity, Drugs Party In 526, Give Me Fire e a faixa-título, tocadas até hoje em muitos dos shows da banda. As faixas bônus incluem, dentre outras, as clássicas Hellhole e Four Men, verdadeiros hinos do chamado UK82.

O G.B.H. foi uma das primeiras bandas punk a flertar com o heavy metal e citada como influência por Metallica e Rancid. O grupo, originalmente conhecido como Charged G.B.H., surgiu na cidade de Birmingham, berço do heavy metal na Inglaterra. Formado em 1978 pelo vocalista Colin Abrahall, o guitarrista Colin “Jock” Blyth, o baixista Sean McCarthy e o baterista Andrew “Wilf” Williams, o quarteto tirou seu nome do termo legal britânico “Grievous Bodily Harm” — em português, “Lesão Corporal Grave” —, crime do qual McCarthy havia sido acusado. 

Com Ross Lomas assumindo o baixo, eles começaram a excursionar pelo Reino Unido, executando um tipo de punk rock mais pesado e rápido, com letras rudes e controversas, tendo sido pioneiros e nome dos mais importantes da geração punk que convencionou-se chamar UK82. Permanecem na ativa até hoje, com Abrahall, Blyth, Lomas e Scott Preece. 

(Texto: Marcelo Vieira)