David Gilmour, do Pink Floyd, anuncia álbum solo após 9 anos

David Gilmour anunciou seu novo álbum “Luck And Strange”, que será lançado em 6 de setembro pela Sony Music. A primeira faixa do álbum, “The Piper’s Call”, será lançada nesta quinta-feira (25), no programa “Breakfast Show” da BBC Radio 2.

“Luck And Strange” foi gravado ao longo de cinco meses em Brighton e Londres e é o primeiro álbum de material inédito de Gilmour em nove anos. O disco foi produzido por David e Charlie Andrew, conhecido por seu trabalho com ALT-J e Marika Hackman. 

Sobre essa nova parceria, David disse: “Nós convidamos Charlie para casa, então ele veio, ouviu algumas demos e disse coisas como, ‘Bem, por que precisa ter um solo de guitarra aqui?’ e ‘Todas elas têm fade out? Algumas não podem simplesmente terminar?’ Ele tem uma maravilhosa falta de conhecimento ou respeito pelo meu passado. Ele é muito direto e nem um pouco intimidado, e eu adoro isso. Isso é ótimo para mim, porque a última coisa que você quer é que as pessoas apenas concordem com você.”

Gilmour é guitarrista, vocalista e compositor do Pink Floyd, mas também é conhecido por seu trabalho solo. 

Gilmour e Roger “Syd” Barrett se conheceram quando crianças em Cambridge, no Reino Unido, e depois começaram a tocar guitarra juntos. Em 1965, Syd co-fundou o Pink Floyd, enquanto David continuou tocando com uma série de bandas próprias. 

Em 1968, David foi convidado para reforçar a formação do Pink Floyd como vocalista e guitarrista, mas Syd deixou o grupo cinco shows depois. O toque de guitarra, o canto e a composição de David se tornaram grandes fatores no sucesso mundial do Pink Floyd, incluindo seus vocais e guitarras marcantes em “The Dark Side Of The Moon”, o terceiro álbum de maior sucesso de todos os tempos.