Ian Gillan diz que Simon McBride foi ‘a melhor coisa’ pro Deep Purple

Em entrevista para a Made In Metal, o vocalista do Deep Purple, Ian Gillan, foi questionado sobre como ele se sente em relação ao atual guitarrista da banda, Simon McBride, tocar músicas originalmente escritas e gravadas por Ritchie Blackmore. 

“Ah, antes de tudo, Simon é um gênio. Ele é absolutamente fantástico. Ele tem toda a energia, articulação, habilidade musical e criatividade que você poderia sonhar. Não dá para comparar Ritchie com Simon, nem com [o ex-guitarrista do Deep Purple] Steve Morse, nem com [o ex-guitarrista de turnê] Joe Satriani, os músicos que tivemos na banda. Acho que Ritchie merece todo o crédito do mundo. Ele é um gênio. Ele era fantástico. Eu achava ele brilhante. E ele era meu companheiro de quarto, éramos parceiros e compartilhamos muita coisa juntos. E então, por algum motivo, as coisas deram errado mais tarde. E tenho certeza que metade da culpa foi minha, então aqueles dias ficaram sombrios e distantes. Mas no que diz respeito à guitarra, Simon interpreta essas músicas de maneira brilhante.”

Ele continuou: “Para começar, quando você está tocando… Steve Morse teve a mesma dificuldade. Quando você toca um solo conhecido ou uma parte de guitarra famosa, ou qualquer parte na verdade, o que você precisa fazer, o truque é tocar as partes reconhecíveis, as partes que todo mundo sabe que são importantes naquele solo, e então você pode improvisar no meio. Mas você precisa respeitar a música e a gravação original, porque é assim que as pessoas gostam. Se você divagar um pouco no solo, tudo bem, mas você precisa começar, terminar e fazer as partes que as pessoas conhecem. Fora isso, a abordagem de Simon para cada música tem sido simplesmente se jogar de cabeça. Steve Morse disse uma coisa boa quando entrou na banda e alguém perguntou: ‘Como é a sensação de calçar os sapatos de Ritchie Blackmore?’ E Steve disse: ‘Acho que Ritchie levou os sapatos embora quando saiu.’ E isso se aplica a todos – se aplica a Simon agora.”

Gillan acrescentou: “Simon é inacreditável. Temos muita sorte de tê-lo. Ele é simplesmente incrível.”

Perguntado se há alguma possibilidade de Morse voltar para o Deep Purple, Ian disse: “Não, não. Simon é nosso guitarrista permanente agora. E acabamos de gravar um novo álbum. Mas Simon é um fantástico colaborador para a banda. É uma das melhores coisas que poderiam ter acontecido.”

O primeiro álbum de estúdio do Deep Purple com McBride, “=1”, chega no dia 19 de julho pela EarMusic.