Só vendo para crer: confira como será o Hellfest de 2022

Apokálipsis: de origem grega, significa “Revelação” mas deixaremos vossas imaginações voar mais alto e que imaginem da maneira que quiserem, revelação ou mesmo o fim do mundo. A grande realidade é que se o Primavera Sound Barcelona tinha dado um soco na mesa e anunciou dois finais de semana seguidos em Barcelona, com direito a shows em diferentes salas entre as duas datas principais do evento, fazendo do mesmo um festival com 11 dias seguidos. O Hellfest seguiu o formato, deu razão ao evento espanhol e especificou posteriormente o porquê e nós tentaremos resumir por aqui.

O Hellfest foi mais além e definitivamente se colocou no pódio entre os melhores festivais do planeta. Não seremos nós a dizer qual a posição exata do evento, isso deixaremos a vocês. O festival não fará um evento ininterrupto, haverá uma pausa entre os dois finais de semana. 

Sim, teremos dois Hellfest seguidos para “compensar” as duas edições canceladas.  Ao contrário do Primavera Sound, pouquíssimas bandas repetem apresentação na edição de 2022. Como vem sendo um hábito na Europa há alguns anos, os organizadores produziram um vídeo de apresentação do evento, apenas dizendo que haveria algo especial, revelando então o Hellfest tal como sempre foi, um fim de semana excelente porém sem mais. 

Por um momento houve um decepcionante silêncio nos dez segundos após o anuncio do evento, até que sim, foi anunciado a segunda parte. O line-up é tão absurdo que ficamos procurando os nomes que faltavam para tentar achar o erro, a parte ruim, o decepcionante mas todas as possiblidades foram impossíveis. 

É impossível ter a todos, mesmo em 7 dias de festival e é impossível considerar alguma falha. A cada vez que os olhos passam pelo cartaz, um novo sorriso é estampado na face. Não nos alongaremos mais, apenas veja o cartaz e/ou assista ao vídeo. 

O Hellfest é, de uma vez por todas, um dos grandes festivais que existem no mundo e nós nos orgulhamos de participar do evento desde quando era uma promessa, se é que algum dia fez parte dessa divisão de base. A sensação que dá é que já chegaram jogando no profissional. 

Metallica, NIN, Guns N’ Roses, Scorpions, Faith No More, Deftones, Megadeth, Korn, Ministry, Alice Cooper, Deep Purple, Suicidal Tendencies, Social Distortion, Bad Religion, The Exploited, Hatebreed, Electric Wizard, Atari Teenage Riot, Obituary, Mayhem, Sepultura, Mercyful Fate, Carcass, Napalm Death, New Model Army, Monster Magnet, Baroness, Discharge, Madball, Terror, Kreaton, Down, Danko Jones, Mastodon, Airbourne, Halloween, Bring Me The Horizon, Agnostic Front, Youth Of Today são apenas alguns da extensa lista de bandas que passarão por lá em 7 dias de evento. 

Um verdadeiro rolo compressor, um evento que só pelo cartaz apresentado passa para a história e com um publico sedento de decibéis. Por mais que nos concentremos fica difícil de imaginar a atmosfera que nos aguarda. Mesmo com a experiência das dez edições anteriores que participamos, viver a edição de 2022 será algo inimaginável. Como mesmo disse a organização do evento, “renascido duas vezes para viver uma”. 

Vale lembrar que um desses finais de semana já está esgotado, ou seja, quem guardou seu precioso ingresso de 2020 e até aonde sabemos e conhecemos o publico do evento, 90% deste o fez, os ingressos valerão para o primeiro final de semana, aquele que então é considerado o Hellfest 2022. 

Esse primeiro evento, obviamente, já está esgotado desde outubro de 2019 e acreditamos que não há muito a fazer. Essa galera que guardou o ingresso, terá prioridade na compra do que agora é chamado de Hellfest Edição Excepcional. Ou seja, para valorizar o público fiel, os organizadores darão prioridade a quem guardou os ingressos nesses dois anos “perdidos” para a compra da segunda edição, ou seja, se você é um deles, verifique seu e-mail e o recebimento de um código que te dará um acesso antecipado para a compra da edição excepcional no dia 6 de julho de 2021. 

Se você não é um dos felizardos, terá que tentar a sorte a partir de 7 de julho na página do evento. O porque de dois finais de semana é que, se considerarmos que o primeiro final de semana será dos ingressos vendidos em outubro de 2019, realizar um evento em 2022 com essa arrecadação é algo fora de cogitação. 

Até 2022 serão três anos sem o evento principal, se considerarmos que o último foi em junho de 2019, o dinheiro da primeira arrecadação já foi usado. Usado para manter os funcionários da mega empresa que se tornou o Hellfest, para manter as produções online como por exemplo o Hellfest From Home, para tentar vender merchandising e amortizar os prejuízos massivos que todos os festivais tiveram e os nossos amigos de Clisson não são um caso à parte. 

Fazer apenas um evento é tirar do bolso e não arrecadar nada. O segundo evento também não dará lucro mas possivelmente deixará o evento zerado de problemas. Outros festivais seguirão o mesmo formato XXL, GG, extra grande, alongado, extend version ou whatever você queira chamar. 

Ainda faltam 365 dias para o início da décima quinta edição, considerando a data do anúncio. Mas podemos afirmar que já estamos vivendo esse momento, reencontrar velhos amigos, profissionais, integrantes das bandas, participar das coletivas, sentir dor no corpo, suar, sentir calor, tomar café da manhã, almoçar e jantar de frente para os palcos.

(por Maurício Melo e Ana Paula Soares)